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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire, Geilde Silva Carvalho-
dc.creatorSouza, Rita de Cácia Santos-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-12-10T14:42:34Z-
dc.date.available2020-12-10-
dc.date.available2020-12-10T14:42:34Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-22-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2538-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClasse hospitalarpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA experiência educacional no setor de oncologia do hospital João Alves Filho.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO propósito do trabalho foi conhecer e analisar a experiência do Projeto Anjo Linguarudo das Asas Quebradas que Quer Voar, situado no setor de oncologia do Hospital Governador João Alves Filho (H.G.J.A.F) na cidade de Aracaju-SE, para identificar o processo de desenvolvimento dessa modalidade de Ensino Especial, que visa dar continuidade escolar às crianças e adolescentes que se encontram hospitalizados. A pesquisa é de abordagem qualitativa na modalidade de estudo de caso. Envolveu levantamento bibliográfico e análise documental; na fase exploratória, procuramos analisar o processo pedagógico, no ambiente hospitalar, coletando informações, a partir de observações e das entrevistas realizadas com o recurso da análise de conteúdos. Durante todo o processo de investigação, constatamos a importância do suporte pedagógico no contexto hospitalar para pessoas com necessidades educacionais especiais e sua contribuição para a qualidade de vida dessas pessoas e para a continuidade dos seus estudos ao saírem do hospital. Pais, alunos/pacientes, educadores e equipe médica ressaltaram inúmeras vezes a importância e necessidade de continuidade do projeto. Através desta pesquisa, podemos ressaltar a importância da referida modalidade de ensino que vem beneficiar essa clientela que se encontra temporariamente impossibilitada de freqüentar a escola de origem. Portanto, esperamos que o direito de todo paciente em fase escolar seja respeitado e atendido; e que essa modalidade de ensino possa ser ampliada a outros hospitais, bem como novos estudos venham a divulgar e esclarecer a sociedade sobre esse atendimento que, mesmo sendo legalizado por Lei, ainda é pouco divulgado nos meios acadêmicos, escolares e pediátricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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