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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Maria Isabel de Oliveira-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-12-11T19:40:00Z-
dc.date.available2020-12-11-
dc.date.available2020-12-11T19:40:00Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-22-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2558-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleInterferência do transtorno de déficit de atenção/hiperatvidade sobre a aprendizagem.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste artigo descreve os efeitos do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), suas manifestações clínicas e as possíveis interferências destas sobre a aprendizagem. Realizou-se uma revisão de literatura com utilização de informações coletadas em artigos científicos e livros textos de referência. Os artigos foram selecionados nos idiomas português e inglês, utilizando como base de dado: Scielo. Dos oito estudos selecionados, quatro fazem associação direta do TDAH com o processo de aprendizado, e três relacionam o aprendizado com autoconceito negativo. Os oito estudos fazem ainda referências de associação entre manifestações clínicas do TDAH, como impulsividade, déficit de atenção, problemas de organização, comportamento opositor desafiante, posturas inadequadas, alterações no equilíbrio dinâmico, alterações na persistência motora com comprometimentos do aprendizado. Um estudo refere melhora da sintomatologia do transtorno e mudança na crença central após início de tratamento psicoterápico. Outro estudo relaciona, diretamente, antecedentes familiares e pessoais a dificuldades de ajustamento. Desta revisão, pode-se concluir que as manifestações clínicas características desta patologia interferem marcadamente na postura do indivíduo portador de TDAH em frente do aprendizado, por questões relacionadas ao déficit de atenção e hiperatividade. Pode-se também constatar a importância de um tratamento interdisciplinar, pois o paciente portador do referido transtorno, cursa com manifestações que requerem abordagens específicas e diferenciadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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