Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2586
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Aline Daise Teixeira da-
dc.date.accessioned2020-12-14T19:46:25Z-
dc.date.available2020-12-14-
dc.date.available2020-12-14T19:46:25Z-
dc.date.issued2020-09-24-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2586-
dc.description.abstractThis research considers the tripod family, school and community as fundamental contributions to socio-education, but mainly and to the building of adolescents´ life projects who are attributed authorship of juvenile offending. The field research was developed at the Santo Antônio Educational Center (CESA), which works in the premises of the Irmã Dulce Community of Socio-Educacional Assistence, linked to the State of Bahia´s Foundation of the Child and the Adolescent (FUNDAC). The methodology of this research has a qualitative approach of descriptive/analytical imprint, systematized as a case study. By using the context of the socio-educational internment measure, it was prioritized to approach the schooling process as one of the main elements of resignification and building of adolescents' life projects. The family is conceived as one of the institutions responsible for monitoring the socio-educational process and together with the school and the community plays a decisive role in the process of social reintegration of graduates. The research considers the historical aspects related to the care promoted by the Public Authority to vulnerable children and adolescents, the treatment of infringing practices, as well as the advances of legislation from the assimilation of the content of integral protection from the Statute of the Child and Adolescent.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAto infracionalpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectSocio-educationpt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectJuvenile offendingpt_BR
dc.subjectSocial vulnerabilitypt_BR
dc.subjectLife projectpt_BR
dc.titleFamília e escola: aportes fundamentais para a construção de projetos de vida de adolescentes em medida de internaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor1Carrera, Gilca Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, José Eduardo Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Padovani, Andrea Sandoval-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa considera o tripé família, escola e comunidade como aportes fundamentais para a socioeducação, mas principalmente e para a construção de projetos de vida de adolescentes a quem são atribuídos autoria de atos infracionais. A pesquisa de campo foi desenvolvida no Centro Educacional Santo Antônio (CESA), que funciona nas dependências da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Irmã Dulce, unidade de internação socioeducativa, vinculada Fundação da Criança e do Adolescente do Estado da Bahia (FUNDAC). A metodologia desta pesquisa tem abordagem qualitativa de cunho descritivo/analítico, sistematizada como estudo de caso. Ao utilizar o contexto da medida socioeducativa de internação priorizou-se abordar o processo de escolarização como um dos principais elementos de ressignificação e construção de projetos de vida dos adolescentes. A família é concebida como uma das instituições responsáveis pelo acompanhamento do processo socioeducativo e juntamente com a escola e a comunidade tem papel determinante no processo de reinserção social dos egressos. A pesquisa considera os aspectos históricos relacionados a assistência promovida pelo Poder Público a crianças e adolescentes vulneráveis, o tratamento da práticas infracionais, bem como os avanços da legislação a partir da assimilação do conteúdo da proteção integral a partir do Estatuto Criança e do Adolescente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programFamília na Sociedade Contemporâneapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOALINEDAISESILVA.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.