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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Elisiana Rodrigues Oliveira-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-12-16T18:09:18Z-
dc.date.available2020-12-16-
dc.date.available2020-12-16T18:09:18Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-22-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2661-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaço e regiãopt_BR
dc.subjectIdentidade territorialpt_BR
dc.subjectDIRECpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleDiretoria regional de educação: avaliação do seu papel no desenvolvimento local e regional do estado da Bahia.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa parte do entendimento de que o território é a base concreta que suporta a produção social e por ela é moldado. A produção social gera identidade territorial, de forma que imprime diferenciações sobre o território. Apóia-se, ainda, na idéia de que a região constitui um nível de análise territorial que fornece um recorte seguro para o exame do fato social. Portanto, a delimitação de regiões administrativas representa uma abrangência territorial de poder, pela qual o Estado orienta e implementa seus planos e políticas. Ressalte-se que a ação do poder público nessas regiões as modifica, ao passo que os resultados dessa intervenção fazem o Estado refletir sobre suas práticas e métodos. Nessa perspectiva, as Diretorias Regionais de Educação (DIREC) constituem um bom exemplo de articulação do poder político na gestão dos espaços. Metodologicamente optou-se por modelar um arcabouço teórico que possa suportar a interpretação dos indicadores e das variáveis levantados. Nesse sentido, objetiva-se, em termos mais gerais, compreender as DIREC como o locus da ação de políticas públicas de educação no estado da Bahia, encarando-as como sujeito e objeto dessas políticas. Mais especificamente, espera-se apontar as vias percorridas com fins ao desenvolvimento local e regional no contexto das DIREC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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