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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Barbosa, Elisiana Rodrigues Oliveira | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T18:09:18Z | - |
dc.date.available | 2020-12-16 | - |
dc.date.available | 2020-12-16T18:09:18Z | - |
dc.date.issued | 2005-10 | - |
dc.identifier.issn | 85-88480-22-0 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2661 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humana | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Espaço e região | pt_BR |
dc.subject | Identidade territorial | pt_BR |
dc.subject | DIREC | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Diretoria regional de educação: avaliação do seu papel no desenvolvimento local e regional do estado da Bahia. | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa parte do entendimento de que o território é a base concreta que suporta a produção social e por ela é moldado. A produção social gera identidade territorial, de forma que imprime diferenciações sobre o território. Apóia-se, ainda, na idéia de que a região constitui um nível de análise territorial que fornece um recorte seguro para o exame do fato social. Portanto, a delimitação de regiões administrativas representa uma abrangência territorial de poder, pela qual o Estado orienta e implementa seus planos e políticas. Ressalte-se que a ação do poder público nessas regiões as modifica, ao passo que os resultados dessa intervenção fazem o Estado refletir sobre suas práticas e métodos. Nessa perspectiva, as Diretorias Regionais de Educação (DIREC) constituem um bom exemplo de articulação do poder político na gestão dos espaços. Metodologicamente optou-se por modelar um arcabouço teórico que possa suportar a interpretação dos indicadores e das variáveis levantados. Nesse sentido, objetiva-se, em termos mais gerais, compreender as DIREC como o locus da ação de políticas públicas de educação no estado da Bahia, encarando-as como sujeito e objeto dessas políticas. Mais especificamente, espera-se apontar as vias percorridas com fins ao desenvolvimento local e regional no contexto das DIREC. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | VIII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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