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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Adelaide de Souza-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-12-16T19:27:26Z-
dc.date.available2020-12-16-
dc.date.available2020-12-16T19:27:26Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-22-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2671-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContextopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA família contemporânea como contexto de desenvolvimento de crianças e adolescentes.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA família como contexto de desenvolvimento para crianças e adolescentes tem um papel fundante na organização social. Como esta instituição está imersa nos contextos social, econômico, político e cultural, tanto influencia quanto é por eles influenciada. O estudo dissertativo do qual faz parte este texto é intitulado “crianças com/sem família”. Ele pretende investigar a questão social da existência de famílias sem condições de prover o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Estas famílias vivem em Mapele, sub-distrito de Simões Filho, Zona Metropolitana de Salvador, Bahia, e estão ligadas ao programa “Famílias Unidas” da Pastoral do Menor que faz parte do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Nordeste III. O foco deste trabalho é o contexto histórico, social, econômico, ecológico e cultural, onde estas famílias vivem e especificamente o brinquedo e o modo de brincar das crianças, mães como chefes de família e gravidez na adolescência. Do ponto de vista epistemológico tomamos como fio condutor a teoria da complexidade, como área de estudo a psicologia e como subáreas a psicologia do desenvolvimento e a psicologia ecológica. Usamos como metodologia a investigação qualitativa e como procedimentos empregamos o questionário, a observação participante, o acompanhamento de trajetórias de vida e a entrevista semi-estruturada. Esperamos com este trabalho poder demonstrar a importância para a família em situação de risco de uma rede de significações e de uma rede de proteção e solidariedade, para que os contextos de desenvolvimento possam oferecer uma melhor qualidade de vida a estas crianças e adolescentes, compatível com a dignidade da pessoa humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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