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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCerqueira, Maria Bernadete-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-01-12T16:46:12Z-
dc.date.available2021-01-12-
dc.date.available2021-01-12T16:46:12Z-
dc.date.issued2007-10-
dc.identifier.issn978-85-88480-26-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2863-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSer humanopt_BR
dc.subjectFragmentospt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleFragmentos dos estudos sobre desenvolvimento humano: a articulação de algumas reflexões.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (10: 2007: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é discutir, fundamentado nas concepções definidas para a educação para o século XXI, alguns fragmentos dos estudos sobre desenvolvimento humano numa perspectiva de apresentarmos determinantes sociais, que na formulação de ações específicas contribuem para entendermos o conceito emergente de sustentabilidade. O que pretendemos, então, ao falar sobre desenvolvimento humano? Certamente, uma chamada/alerta aos acadêmicos, aos profissionais que lidam com o ensinar/aprender como também aos governantes, conforme orienta a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (UNESCO), porque os seus técnicos entendem a necessidade precípua de realizar investimentos que contemplem ações e pesquisas educacionais, voltadas para o desenvolvimento integral do ser humano. Sua abordagem conta também com os estudos que analisam e refletem sobre a possibilidade da educação e do desenvolvimento humano. É nosso interesse estudarmos os desafios que emanam dos desdobramentos inerentes a este fenômeno, que impedem a melhoria da qualidade de vida no planeta Terra. Discutimos também acerca das exigências ambientais como um modo de enfrentarmos os complicados problemas advindos das diversas crises econômicas, políticas e sociais que ocorrem no mundo e em nosso país. A conclusão aponta a educação como meio fundamental para a construção e alcance dos fins determinantes para a melhoria da qualidade de vida da humanidade no nosso planeta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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