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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Maria Narleide de Oliveira-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-01-14T16:55:35Z-
dc.date.available2021-01-14-
dc.date.available2021-01-14T16:55:35Z-
dc.date.issued2007-10-
dc.identifier.issn978-85-88480-26-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2936-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA educação ambiental na prática pedagógica de professoras do ensino fundamental.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (10: 2007: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO momento atual denuncia o histórico de agressões que vem sofrendo o meio ambiente, desde a sua descoberta até os dias atuais. Sendo assim, mais que uma palavra em voga, a questão ambiental é um alerta para a forma como o homem tem se relacionado com o meio ambiente. Neste contexto, torna-se necessário levar à escola a discussão acerca da educação ambiental como tema transversal no currículo do ensino fundamental, não apenas pela inclusão legal dessa temática no currículo, mas pela relevância do tema na sociedade. Por isso, este estudo procurou verificar se a questão ambiental está inserida no contexto de uma escola pública do município de Jequié e se os professores têm trabalhado esta questão em suas disciplinas, especialmente no que diz respeito à transversalidade proposta pelos PCN. Consiste em uma pesquisa descritiva, realizada mediante aplicação de questionário direcionado à professoras do ensino fundamental, utilizando-se para o tratamento dos dados coletados a análise quantitativa e qualitativa. Os resultados indicaram que as docentes pesquisadas consideram importante que a escola trabalhe com o tema meio ambiente, sendo que esta inclusão pode ser realizada sem comprometer os conteúdos ao longo do ano, estabelecendo-se uma relação entre a temática e as demais disciplinas. A maioria das professoras acha importante que a educação ambiental seja desenvolvida no âmbito escolar, no entanto, a maior parte diz não estar preparada para trabalhá-la na perspectiva da transversalidade, conforme preconiza os PCN. Deste modo, uma prática pedagógica que contemple a questão ambiental torna-se cada dia mais urgente, pois a consciência ambiental não pode ser algo distante e utópico, precisa estar elencado dentre os principais objetivos da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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