Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2938
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Priscila Maria dos Santos-
dc.creatorPeres, Marcelo Cesar Lima-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-01-14T17:21:16Z-
dc.date.available2021-01-14-
dc.date.available2021-01-14T17:21:16Z-
dc.date.issued2007-10-
dc.identifier.issn978-85-88480-26-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2938-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades práticaspt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectParque Metropolitano de Pituaçupt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titlePotencial das escolas adjacentes ao parque metropolitano de Pituaçu para a aplicação de projetos de educação ambiental.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (10: 2007: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO Parque Metropolitano de Pituaçu (PMP) é a maior reserva ecológica dentro do perímetro urbano de Salvador, consistindo em uma fonte de lazer e ponto turístico da cidade, apresentando fauna e flora diversificadas, além da bela lagoa de Pituaçu. A utilização desta Unidade de Conservação é feita por diversos grupos sociais, tais como, escolas de ensino fundamental e médio, universitários, pesquisadores, turistas, pescadores e comunidade local. Atualmente sabe-se que a Educação Ambiental trata-se de processo longo e contínuo de aprendizagem, com uma filosofia de trabalho participativo em que todos (família, escola e comunidade) devem estar envolvidos. Portanto é imprescindível a prática de ações educativas nas escolas localizadas no entorno do Parque. Com este estudo estimou-se o potencial das escolas adjacentes ao PMP para aplicação de projetos de Educação Ambiental (EA). Os principais critérios adotados para estimar esse potencial foram: o interesse em participar de projetos relacionados à conservação do PMP e o desenvolvimento de projetos associados ao PMP. A seleção da amostra das escolas foi intencional, tendo como critério básico a distribuição espacial das mesmas. A análise dos dados foi desenvolvida com tabelas de categorizações das respostas dos diretores e das observações dos pesquisadores, com distribuições de freqüências e percentuais. Das 22 escolas entrevistadas 12 mostraram-se com potencial acima de 70% para aplicação de projetos de EA relacionados ao PMP. Todas as escolas responderam que tinham interesse em desenvolver projetos relacionados ao Parque. Apesar de que somente 38,4% desenvolvem ou já desenvolveram projetos relacionados com o PMP. Concluímos que 54% das escolas adjacentes ao PMP possuem potencial para desenvolver projetos de Educação Ambiental associados ao Parque de Pituaçu. Essas escolas demonstraram interesse e disponibilidade para desenvolver os referidos trabalhos, atribuindo a não realização dos mesmos ao fato da carência de parceiros como órgãos e instituições para apoiarem e estimularem a efetivação desses projetos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Potencial das escolas adjacentes ao parque metropolitano.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.