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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeres, Marcelo Cesar Lima-
dc.creatorViana, Clarissa-
dc.creatorAmorim, Virgínia Eudes Peneluca-
dc.creatorSilva, Priscila-
dc.creatorBenati, Kátia Regina-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-01-14T17:32:17Z-
dc.date.available2021-01-14-
dc.date.available2021-01-14T17:32:17Z-
dc.date.issued2007-10-
dc.identifier.issn978-85-88480-26-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2939-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectParque Metropolitano de Pituaçupt_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleSensibilização de alunos do ensino fundamental a partir de práticas ambientais no parque metropolitano de Pituaçu.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (10: 2007: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoObjetivou-se promover atividades práticas de coleta de fauna e variáveis ambientais no Parque Metropolitano de Pituaçu (PMP), visando estimular o comportamento conservacionista em alunos do ensino fundamental (4ª e 5ª séries). O Parque é uma Unidade de Conservação, está inserido em uma área urbana e possui 425 ha de mata atlântica em estado inicial e médio de regeneração. Foram avaliados 116 alunos de 4ª e 5ª séries de duas escolas da rede pública adjacentes ao PMP. A avaliação seguiu em três fases: 1. Conceitual (palestra), 2. Procedimental (coleta de fauna e variáveis ambientais no PMP) e 3. Atitudinal (produção de desenhos e textos). Na primeira fase participaram os 116 alunos, na qual foram aplicados questionários; na segunda e terceira fases, participaram apenas 58 alunos que foram sorteados aleatoriamente e responderam mais uma vez o mesmo questionário. Os questionários dos dois grupos foram comparados através dos testes t e Mann-Whitney. Não houve diferença significativa entre os grupos, tanto em relação à média geral (p= 0,5970;t= 0,5302), quando comparadas as questões subjetivas individualmente, questão 5 (p= 0,5071; U’= 1802,0), questão 6 (p= 0,5196; U’= 1798,5), questão 7 (p= 0,9358; U’= 1697,0). Este resultado é inusitado, pois esperávamos que a participação na fase procedimental contribuísse para uma sensibilização das crianças. Sendo assim, propomos que o questionário é uma ferramenta insuficiente para a avaliação, pois, a aplicação do mesmo sofre influência da euforia dos alunos na atividade procedimental. Esta proposta pode ser corroborada, quando percebemos um aprendizado dos alunos a partir da avaliação dos desenhos e textos que foram produzidos após a atividade procedimental. Desta forma propomos que ferramentas que estimulam a criatividade, como criação de desenhos, jogos e textos, sejam aplicadas na fase conceitual, permitindo comparações (inclusive estatística) entre as fases conceitual e procedimental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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