Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2999
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Rafael Almeida | - |
dc.creator | Carvalho, Érica Rios de | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-18T14:46:09Z | - |
dc.date.available | 2021-01-18 | - |
dc.date.available | 2021-01-18T14:46:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-10 | - |
dc.identifier.issn | 2448-1859 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2999 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Envelhecimento em tempos de pandemias | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Analfabetismo | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Estatuto do idoso | pt_BR |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.title | Educação de idosos no Brasil: cenário ideal versus cenário real | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC – Semana de Mobilização Científica (23.:2020: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como escopo examinar a Lei n. 10.741 de 2003 (Estatuto do Idoso), que deu ao idoso prioridade, e sua abordagem no tocante ao direito à educação de idosos, com uma análise à luz das garantias constitucionais – dentre elas, a que tornou educação direito de todos e dever do Estado, através do artigo 205 – contrapondo as legislações estudadas com os dados dispostos referentes a temática, comparando o cenário ideal e o cenário real, com vistas a verificar se o Brasil avançou na garantia desse direito ou está estacionado na promessa feita pelas legislações vigentes. O trabalho foi realizado através de revisão bibliográfica e análise de documentos sobre a educação. Os resultados apontam que, apesar dos avanços legislativos, o cenário atual da educação de idosos no Brasil é distante do desejo constitucional, com uma taxa de analfabetismo significativa e uma presença ínfima nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | XXIII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação de Idosos no Brasil cenário ideal versus cenário real.docx.pdf | 173.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.