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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Rafael Almeida-
dc.creatorCarvalho, Érica Rios de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-01-18T14:46:09Z-
dc.date.available2021-01-18-
dc.date.available2021-01-18T14:46:09Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.issn2448-1859pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2999-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Envelhecimento em tempos de pandemiaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEstatuto do idosopt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.titleEducação de idosos no Brasil: cenário ideal versus cenário realpt_BR
dc.title.alternativeSEMOC – Semana de Mobilização Científica (23.:2020: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como escopo examinar a Lei n. 10.741 de 2003 (Estatuto do Idoso), que deu ao idoso prioridade, e sua abordagem no tocante ao direito à educação de idosos, com uma análise à luz das garantias constitucionais – dentre elas, a que tornou educação direito de todos e dever do Estado, através do artigo 205 – contrapondo as legislações estudadas com os dados dispostos referentes a temática, comparando o cenário ideal e o cenário real, com vistas a verificar se o Brasil avançou na garantia desse direito ou está estacionado na promessa feita pelas legislações vigentes. O trabalho foi realizado através de revisão bibliográfica e análise de documentos sobre a educação. Os resultados apontam que, apesar dos avanços legislativos, o cenário atual da educação de idosos no Brasil é distante do desejo constitucional, com uma taxa de analfabetismo significativa e uma presença ínfima nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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