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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, José Carlos-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-01-19T13:14:51Z-
dc.date.available2021-01-19-
dc.date.available2021-01-19T13:14:51Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.issn2448-1859pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3040-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Envelhecimento em tempos de pandemiaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectEnvelhecimento ativopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleInclusão digital para idoso: possibilidades pedagógicas para uma aprendizagem emancipadora e significativa no contexto da pandemiapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC – Semana de Mobilização Científica (23.:2020: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem e a participação ao longo da vida na sociedade do conhecimento estão atualmente se unindo para facilitar o envelhecimento ativo e saudável. O aumento geral do uso da Internet e as evidências científicas sobre os benefícios físicos e psicológicos das redes sociais para a inclusão digital e social dos idosos. O objetivo específico foi abordar sobre as possibilidades pedagógicas para uma aprendizagem emancipadora e significativa no contexto da pandemia para os alunos idosos. Em todo o mundo, a disseminação do novo coronavírus COVID-19 levou a profundas mudanças na interação e organização sociais, e o setor educacional não ficou imune. Seguindo a lógica da exceção - que tempos extraordinários exigem medidas extraordinárias - uma tendência comum nos sistemas educacionais em todo o mundo tem sido responder à pandemia com protocolos de "eLearning de emergência", marcando a rápida transição de aulas presenciais para sistemas de aprendizagem on-line. Trata-se, deste modo, de uma pesquisa documental e bibliográfica, embasada pelos pressupostos epistemológicos dos autores referenciados. Verifica-se que, o processo de inclusão digital estabelece interconexões entre o público idoso e o meio digital, reduzindo os entraves que existem entre as gerações denominadas como imigrantes digitais e nativos digitais, possibilitando a sua integração e socialização, particularidade de grande relevância para melhor qualidade de vida dos idosos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXXIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica



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