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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartinez, Amanda Botelho Corbacho-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-03T12:52:05Z-
dc.date.accessioned2021-02-03T12:52:07Z-
dc.date.available2021-01-03-
dc.date.available2021-02-03T12:52:05Z-
dc.date.available2021-02-03T12:52:07Z-
dc.date.issued2010-10-
dc.identifier.issn2448-1859pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3247-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofEconomia e vida: convergência e divergênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriança cegapt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectSistema braillept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleSistema braile e ortografia: estudo de caso sobre a prática pedagógicapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC – Semana de Mobilização Científica (13.:2010: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoNa literatura brasileira dificilmente encontramos pesquisas que objetivem analisar o desenvolvimento da escrita alfabética e da escrita ortográfica em crianças cegas. Diante das especificidades do sistema braille e das características da deficiência visual, é possível que a ocorrência de erros de ortografia na escrita de crianças cegas seja mais frequente. A presente pesquisa pretende identificar, descrever e analisar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores para ensinar ortografia em classes com crianças cegas incluídas. Para isso, está sendo realizado um Estudo de Caso em duas classes do Ensino Fundamental. As observações têm evidenciado que a prática pedagógica continua vinculada a uma abordagem mnemônica, embora estudos anteriores, realizados com crianças videntes, tenham demonstrado que esse tipo de ensino não é o mais adequado para a aprendizagem das regras ortográficas. Além disso, as professoras das classes observadas desconhecem o sistema braille, o que dificulta a mediação das professoras nas situações de ensino. Os dados sugerem que as práticas pedagógicas não estão contribuindo para que as crianças cegas apreendam a ortografia das palavras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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