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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Sousa, Cláudio Silva de | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-03T13:27:54Z | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-03T13:27:56Z | - |
dc.date.available | 2021-02-03 | - |
dc.date.available | 2021-02-03T13:27:54Z | - |
dc.date.available | 2021-02-03T13:27:56Z | - |
dc.date.issued | 2010-10 | - |
dc.identifier.issn | 2448-1859 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3253 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Economia e vida: convergência e divergências | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Mundo do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Reestruturação produtiva | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.title | Relação entre educação superior e mundo do trabalho em tempos de reestruturação produtiva | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC – Semana de Mobilização Científica (13.:2010: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo discute as implicações do mundo do trabalho na educação superior a partir do último quarto do século XX e primeira década do século XXI. A relação entre educação e mundo do trabalho, e mais especificamente as transformações deste a partir da reestruturação produtiva, é complexa e seu estudo atual e recente, tornando desafiadora e necessária a compreensão de tal relação a fim de se construir os caminhos da educação superior que realmente possibilitem chegar a um futuro socialmente justo. Este texto tem como objetivo compreender estas transformações ocorridas no mundo do trabalho e suas repercussões na educação superior. A reestruturação produtiva teve início a partir dos anos 70 como resposta à crise do fordismo e diz respeito às transformações estruturais no âmbito da produção e do trabalho. O modo de acumulação flexível exige uma força de trabalho flexível, polivalente, multitarefa, que acompanhe as mudanças tecnológicas cada vez mais rápidas decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos. O que se espera hoje da educação superior está muito centrado na função econômica e nas capacidades laborais. São demandas de caráter imediatista, pragmático e individualista. Porém o conhecimento tem em sua essência um caráter inquietante e imprevisível, portanto, mesmo a formação nos moldes propostos ao aumentar o acesso de pessoas à educação terciária, ainda que tecnicista e utilitarista, pode estar formando uma geração de cidadãos que aprendam a aprender; que fazendo uso desta competência atinjam níveis emancipatórios de conhecimento humano e político. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | XIII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Relação entre educação superior e mundo do trabalho em tempos de reestruturação produtiva.PDF | 765.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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