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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Cláudio Silva de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-03T13:27:54Z-
dc.date.accessioned2021-02-03T13:27:56Z-
dc.date.available2021-02-03-
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dc.date.available2021-02-03T13:27:56Z-
dc.date.issued2010-10-
dc.identifier.issn2448-1859pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3253-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofEconomia e vida: convergência e divergênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectMundo do trabalhopt_BR
dc.subjectReestruturação produtivapt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.titleRelação entre educação superior e mundo do trabalho em tempos de reestruturação produtivapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC – Semana de Mobilização Científica (13.:2010: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute as implicações do mundo do trabalho na educação superior a partir do último quarto do século XX e primeira década do século XXI. A relação entre educação e mundo do trabalho, e mais especificamente as transformações deste a partir da reestruturação produtiva, é complexa e seu estudo atual e recente, tornando desafiadora e necessária a compreensão de tal relação a fim de se construir os caminhos da educação superior que realmente possibilitem chegar a um futuro socialmente justo. Este texto tem como objetivo compreender estas transformações ocorridas no mundo do trabalho e suas repercussões na educação superior. A reestruturação produtiva teve início a partir dos anos 70 como resposta à crise do fordismo e diz respeito às transformações estruturais no âmbito da produção e do trabalho. O modo de acumulação flexível exige uma força de trabalho flexível, polivalente, multitarefa, que acompanhe as mudanças tecnológicas cada vez mais rápidas decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos. O que se espera hoje da educação superior está muito centrado na função econômica e nas capacidades laborais. São demandas de caráter imediatista, pragmático e individualista. Porém o conhecimento tem em sua essência um caráter inquietante e imprevisível, portanto, mesmo a formação nos moldes propostos ao aumentar o acesso de pessoas à educação terciária, ainda que tecnicista e utilitarista, pode estar formando uma geração de cidadãos que aprendam a aprender; que fazendo uso desta competência atinjam níveis emancipatórios de conhecimento humano e político.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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