DSpace JSPUI
O DSpace preserva e provê acesso fácil e aberto a todos os tipos de objetos digitais, incluindo: textos, imagens, vídeos e conjuntos de dados
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3254
Título: | Formação de professores e abordagens contemporâneas: o caso da pedagogia transdisciplinar |
Título(s) alternativo(s): | SEMOC – Semana de Mobilização Científica (13.:2010: Salvador, Ba) |
Palavras-chave: | Formação de professores Complexidade Transdisciplinaridade |
Data do documento: | Out-2010 |
Editor: | Universidade Católica do Salvador |
URI: | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3254 |
ISSN: | 2448-1859 |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica
|
Arquivos associados a este item:
Arquivo |
Descrição |
Tamanho | Formato | |
Partindo do pressuposto de que construção humana passa por uma dimensão transpessoal, a formação de professores vê-se implicada a uma abordagem transdisciplinar. A partir disso, este artigo busca situar a discussão sobre a formação de professores. Nestas dinâmicas, visivelmente complexas, a construção humana se cruza com a formação de professores servindo de base para a formação do profissional de educação. Discussão que emerge enquanto possibilidade de conceber a formação de professores no plano da complexidade e isso aponta para a importância do mergulho na transdisciplinaridade. Nesta perspectiva, o texto se desenrola da seguinte forma: inicia-se com uma breve discussão sobre o conceito de transdisciplinaridade, complexidade e suas implicações para a formação humana apoiado nas visões de Nicolescu, Maffesoli e Morin. Em seguida, traz-se uma conversa sobre influência da corrente Positivista na educação, tópico que se intitula “A escola das fragmentações”. A temática formação de professores, principal eixo de discussão deste artigo, não ganhou tópico específico, mas, está em todo corpo do texto de forma proposital na busca da não fragmentação.PDF | | 856.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.