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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBenevides, Dalila Fonseca-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-05T03:33:26Z-
dc.date.available2021-02-05-
dc.date.available2021-02-05T03:33:26Z-
dc.date.issued2010-10-
dc.identifier.issn2448-1859pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3335-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofEconomia e vida: convergência e divergênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectAção gestorapt_BR
dc.subjectRelações raciais na escolapt_BR
dc.titleO negro e a educação: implementação da Lei 10.639/03 e as ações dos gestores escolarespt_BR
dc.title.alternativeSEMOC – Semana de Mobilização Científica (13.:2010: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA lei 10639/03 e as diretrizes curriculares nacionais para a educação instituíram que as relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana fossem incluídos no currículo com atividades voltadas para práticas de construção da igualdade étnico-racial no ensino brasileiro. A Lei aparece como uma das formas de reparação a um passado de injustiças, reforçando a idéia de que as expressões culturais africanas fizeram e ainda fazem parte e estão presentes na formação da brasilidade. A pesquisa visou analisar as ações dos Gestores Educacionais para a implementação da Lei 10.639/03, na Rede Estadual de Ensino da Bahia, no Bairro de Itapuã, tendo como princípios a ação gestora e as relações gestores/professores. A pesquisa pretendeu observar a atuação gestora e através de procedimento de pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário e qualitativa, a partir de entrevistas semi-estruturadas buscou coletar informações que permitiram avaliar a ação gestora em relação à implementação da Lei. Constatou-se a partir dos resultados que os cursos para a implementação da Lei 10639/03 oferecidos pela Secretária de Educação estão começando a ser difundidos, e quando não há cursos, existe a distribuição de materiais didáticos e incentivos para que se trabalhe a Lei. As escolas estão tomando iniciativas para a implementação da Lei, apesar de ainda estarem em uma fase muito inicial e permeada de dúvidas e inseguranças. Portanto, pode-se concluir que está havendo iniciativas tanto por parte da Secretaria quanto por parte das escolas para se difundir a Lei, apesar de estarem em processo de maturação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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