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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Cláudio Silva de-
dc.creatorFreitas, Kátia Siqueira de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-05T03:38:28Z-
dc.date.available2021-02-05-
dc.date.available2021-02-05T03:38:28Z-
dc.date.issued2010-10-
dc.identifier.issn2448-1859pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3336-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofEconomia e vida: convergência e divergênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectExpansão do ensino superiorpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.titleEducação superior brasileira: uma visão panorâmicapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC – Semana de Mobilização Científica (13.:2010: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoNeste início de século XXI a educação é objeto da preocupação de organismos internacionais, países, indivíduos, políticos, empresários. Ainda que por motivos diferentes: condições de competitividade em uma economia globalizada, forma de melhorar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, ou ainda como oportunidade de “grandes negócios”. O texto aborda em extensão o campo da educação superior, buscando conhecer as dimensões do debate atual, sem a pretensão de uma análise em profundidade, dessa forma dando uma visão panorâmica da educação superior brasileira desde sua origem, desenvolvimento até os dias atuais. A origem da educação superior brasileira de forma elitizada e bacharelesca traz conseqüências que podem ser sentidas ainda hoje. A expansão do ensino superior através do setor privado não foi capaz de democratizar o acesso e melhorar a taxa de escolarização bruta deste nível de ensino. A expansão através da lógica de mercado sem uma política educacional que contemplasse as demandas sociais impõe desafios relacionados à qualidade do ensino e democratização do acesso. Tais desafios estão postos à sociedade brasileira e precisam ser enfrentados através de amplas discussões sobre o papel da educação superior que queremos, e estão atrelados a questões mais amplas como cidadania e direitos sociais, papel do Estado, modelo de desenvolvimento do país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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