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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Sousa, Cláudio Silva de | - |
dc.creator | Freitas, Kátia Siqueira de | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-05T03:38:28Z | - |
dc.date.available | 2021-02-05 | - |
dc.date.available | 2021-02-05T03:38:28Z | - |
dc.date.issued | 2010-10 | - |
dc.identifier.issn | 2448-1859 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3336 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Economia e vida: convergência e divergências | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Expansão do ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.title | Educação superior brasileira: uma visão panorâmica | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC – Semana de Mobilização Científica (13.:2010: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste início de século XXI a educação é objeto da preocupação de organismos internacionais, países, indivíduos, políticos, empresários. Ainda que por motivos diferentes: condições de competitividade em uma economia globalizada, forma de melhorar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, ou ainda como oportunidade de “grandes negócios”. O texto aborda em extensão o campo da educação superior, buscando conhecer as dimensões do debate atual, sem a pretensão de uma análise em profundidade, dessa forma dando uma visão panorâmica da educação superior brasileira desde sua origem, desenvolvimento até os dias atuais. A origem da educação superior brasileira de forma elitizada e bacharelesca traz conseqüências que podem ser sentidas ainda hoje. A expansão do ensino superior através do setor privado não foi capaz de democratizar o acesso e melhorar a taxa de escolarização bruta deste nível de ensino. A expansão através da lógica de mercado sem uma política educacional que contemplasse as demandas sociais impõe desafios relacionados à qualidade do ensino e democratização do acesso. Tais desafios estão postos à sociedade brasileira e precisam ser enfrentados através de amplas discussões sobre o papel da educação superior que queremos, e estão atrelados a questões mais amplas como cidadania e direitos sociais, papel do Estado, modelo de desenvolvimento do país. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | XIII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Educação superior brasileira: uma visão panorâmica.PDF | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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