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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Neusa Silveira-
dc.creatorRibeiro, Marinalva Lopes-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-08T12:55:19Z-
dc.date.available2021-02-08-
dc.date.available2021-02-08T12:55:19Z-
dc.date.issued2007-10-
dc.identifier.issn978-85-88480-26-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3394-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleAs representações sociais de professores em formação sobre diversidade culturalpt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (10: 2007: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo compreender como os professores que participam do curso de Licenciatura em Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental representam a diversidade cultural. Para realizar o trabalho, analisamos os conceitos de diversidade cultural, representações sociais e formação de professores. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo treze professores que atuam no Ensino Fundamental e que estão em processo de formação universitária. Utilizamos, para a coleta de dados, o questionário, a entrevista e a associação livre de palavras a partir do termo indutor “diversidade cultural”. Concluímos que, apesar dos docentes não utilizarem dispositivos pedagógicos suficientes e apropriados para atender à diversidade cultural dos seus alunos, eles têm se esforçado para estimular nesses sujeitos a valorização de si mesmos e dos outros, para promover o respeito e a solidariedade ao pluralismo sociocultural para que o estudante possa construir sua identidade através da diferença. Constatamos que o curso de formação de professores tem negligenciado a questão da diversidade cultural e que, portanto, precisa rever o seu currículo. Por fim, concluímos que o núcleo central das representações sociais está centrado nas palavras cultura e respeito, o que significa um avanço na percepção de que a escola necessita mudar o seu currículo e as suas atitudes com vistas a identificar os problemas socioculturais e contribuir para a inclusão social de todos os alunos e alunas, de modo a respeitar suas diferenças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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