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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Jeferson da Silva-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-10T19:16:26Z-
dc.date.available2021-02-10-
dc.date.available2021-02-10T19:16:26Z-
dc.date.issued2008-10-
dc.identifier.issn978-85-88480-26-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3485-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Agenda 21 Compromisso Com a Vidapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUso do modo imperativopt_BR
dc.subjectVariação lingüística e extralingüísticapt_BR
dc.subjectTirinhas baianaspt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleUma análise do uso do modo imperativo nas tirinhas baianas da turma do xaxadopt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (11: 2008: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo principal analisar o uso do modo imperativo singular, nas variantes indicativa (61,4%) do tipo: “Mega Z, salvA meu gatinho!” e subjuntiva (38,6%) do tipo: “Por favor, Mega Z, ajudE a arrastar meu filho!”, em tirinhas baianas, em contexto predominante do pronome tu sem concordância (71,4%) do tipo: “Ô Artuzinho… quantos amigos tu já teveÆ na vida?”, usando-se, para isso, corpus formado por 277 tirinhas da Turma do Xaxado extraídas do blog pessoal do autor. Para tanto, tomando-se como base para a análise a Teoria da Variação Laboviana, faz-se o levantamento das ocorrências das variantes do modo imperativo (indicativo e subjuntivo) com o fator lingüístico polaridade da estrutura (afirmativa ou negativa) e com o fator extralingüístico papel sóciopessoal dos personagens: personagens que utilizam somente o pronome de tratamento você (17,4%) e personagens que utilizam o pronome tu (82,6%) com e sem concordância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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