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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCerqueira, Bárbara Maia-
dc.creatorKelly, Keiko Nagahama-
dc.creatorRibeiro, Marinalva Lopes-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-11T14:12:42Z-
dc.date.available2021-02-11-
dc.date.available2021-02-11T14:12:42Z-
dc.date.issued2006-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3500-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- As representações sociais de prática educativa de um grupo de professores universitáriospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia universitáriapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleAs representações sociais de prática educativa de um grupo de professores universitáriospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo analisar as representações sociais de prática educativa dos docentes dos Cursos de Licenciatura em História e Geografia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foram sujeitos deste trabalho os 17 professores do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) que participaram da pesquisa “Análise das representações sociais em prática educativa dos docentes dos Cursos de Licenciatura da UEFS”, cujo objetivo foi compreender as representações de prática educativa desses docentes. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a técnica Associação livre de palavras (ALP), a partir da expressão-indutora “prática educativa”. Através da análise da ALP destacamos a estrutura e os elementos que compõem o núcleo das representação sociais de prática educativa dos professores do DCHF da UEFS. O núcleo central das representações está centrado no termo formação. O estudo mostrou também que o conhecimento é imprescindível para a prática educativa, decorrendo daí a necessidade de formação. Com este estudo ficou evidente que os professores estão assumindo uma prática numa perspectiva emergente, embora encontremos ainda elementos característicos da prática educativa conservadora. Este estudo sugere a necessidade de uma reflexão acerca da pedagogia universitária, pois o docente, seja ele universitário ou não, não é um simples técnico que domina os conhecimentos específicos; ele precisa dominar também os conhecimentos pedagógicos, é importante considerar também que no ensino universitário (Educação Superior), assim como na Educação Básica, o professor necessita sentir-se parte integrante do processo ensinoaprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueIXpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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