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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Aclair Bastos de-
dc.creatorFernandes, Josicélia Dumêt-
dc.creatorRodrigues, Michele Viviane de Carvalho-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-12T14:51:50Z-
dc.date.available2021-02-12-
dc.date.available2021-02-12T14:51:50Z-
dc.date.issued2006-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3527-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- Diretrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem: facilidades e dificuldades na sua implementaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleDiretrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem: facilidades e dificuldades na sua implementaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste estudo buscou contribuir com o processo de implantação/implementação das Diretrizes Curriculares nas Escolas/Cursos de Enfermagem do Estado da Bahia, além de buscar promover a integração da pesquisa para formação de recursos humanos qualificados na área de saúde. A implementação das DCENF implica num grande desafio que é o de formar enfermeiros com competência técnica e política, como sujeitos sociais dotados de conhecimento, de raciocínio, de percepção e sensibilidade, capacitando-os para intervir em contextos de incertezas e complexidade. Tem como objetivo pontuar as facilidades e dificuldades encontradas pelas escolas/cursos de graduação em enfermagem do Estado da Bahia na prática da implementação dessas diretrizes. Os resultados indicam que os cursos já se mobilizaram na reconstrução dos projetos pedagógicos, mas ainda existem muitas dificuldades, principalmente aquelas relativas a aquisição, desenvolvimento e avaliação das competências e habilidades, práticas/estágios e atividades complementares. Desta maneira, este estudo não pretende indicar direções a serem seguidas pelas escolas/cursos para alcançarem as transformações necessárias; ele apenas sugere a superação de paradigmas tradicionais e a necessidade de mudá-los, fazendo rupturas com práticas e crenças que nos impedem de realizar mudanças e enfrentar desafios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueIXpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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