Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3535
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Eraldo Brito | - |
dc.creator | Santo, Fernando Reis do Espírito | - |
dc.creator | Bahia, Antônio Luis Ferreira | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-12T18:48:11Z | - |
dc.date.available | 2021-02-12 | - |
dc.date.available | 2021-02-12T18:48:11Z | - |
dc.date.issued | 2006-10 | - |
dc.identifier.isbn | 85-88480-18-12 | - |
dc.identifier.issn | 85-88480-18-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3535 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica- Capoeira: jogo de malícia e construção de conhecimento nas aulas de educação física | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Capoeira: jogo de malícia e construção de conhecimento nas aulas de educação física | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo busca sistematizar uma proposta metodológica para o ensino da capoeira nas aulas de Educação Física escolar do ensino fundamental, elegendo o jogo como conteúdo e método. A escolha do jogo nesse contexto encontra na Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, no conceito de Zonas de Desenvolvimento Proximal, de Lev Vygotsky e nas proposições do Prof. Antônio Bahia sobre jogo embrionário, organização e situações evolutivas do jogo, leitura motora, leitura social e ruptura, um alicerce teórico que privilegia a construção do conhecimento, a criatividade e a autonomia, a partir da capoeira, considerando o aluno sujeito do processo pedagógico, respeitado em sua individualidade. Focando a metodologia no ambiente lúdico, coloca a capoeira a serviço da criança e não o inverso, além de considerar o jogo importante instrumento de ensino dos conteúdos escolares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | IX | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capoeira: jogo de malícia e construção de conhecimento nas aulas de educação física.PDF | 859.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.