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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Mattos, Ivanilde Guedes de | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-18T12:19:34Z | - |
dc.date.available | 2021 | - |
dc.date.available | 2021-02-18T12:19:34Z | - |
dc.date.issued | 2006-10 | - |
dc.identifier.isbn | 85-88480-18-12 | - |
dc.identifier.issn | 85-88480-18-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3540 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica- Corporeidade negra e o ensino da Educação Física no Brasil | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Corporeidade negra e o ensino da Educação Física no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo trata da corporeidade negra no ensino da educação física. Desde o seu surgimento no Brasil, início do século XIX, a Educação Física esteve comprometida com o poder dominante, inicialmente com a finalidade de higienização dos corpos. Aplicada nas escolas, adotava métodos ginásticos europeus de sistematização de ensino disciplinar, mecânico e com critérios rígidos oriundos das ciências biológicas. Tendo início no Brasil através de processos seletistas, classificatórios, discriminatórios e excludentes, a Educação Física Escolar desconsiderou durante muito tempo a idéia de corpo como revelador de atitudes e comportamentos pessoais e expressivos de especificidades culturais. Neste sentido, partimos da premissa que a Educação Física, enquanto prática pedagógica nas escolas, serviu aos interesses de três instituições políticas e ideológicas: a medicina, a militar e a esportiva, cujas ideologias estiveram diretamente ligadas à discriminação do corpo negro, pela eugenia, pelo controle e pelo estereótipo. Portanto, para analisar qual o papel do ensino da Educação Física na construção de uma identificação corporal dos estudantes adolescentes negros, buscamos saber o que pensam esses sujeitos e como determinadas marcas históricas se fazem presentes na auto-afirmação corporal desses adolescentes. A base teórica desta investigação se sustenta numa interpretação dos estudos foucaultianos. Tais estudos reconhecem que há um poder sobre o corpo que se manifesta através da disciplina e do controle. Diante disso e da forma como a Educação Física vem sendo conduzida na escola – como disciplinarização do corpo –, podemos pensar que ela não contempla a corporeidade negra. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | IX | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Corporeidade negra e o ensino da Educação Física no Brasil.PDF | 473.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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