Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3585
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Valle, Erica Viviane do | - |
dc.creator | Nascimento, Rodolfo Lima do | - |
dc.creator | Barboza, Maria das Graças Auxiliadora Fidelis | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T14:06:59Z | - |
dc.date.available | 2021-02-19 | - |
dc.date.available | 2021-02-19T14:06:59Z | - |
dc.date.issued | 2006-10 | - |
dc.identifier.isbn | 85-88480-18-12 | - |
dc.identifier.issn | 85-88480-18-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3585 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica- A construção da identidade do professor de matemática frente aos desafios da nova LDB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | A construção da identidade do professor de matemática frente aos desafios da nova LDB | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem origem no projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – NEPEM junto ao Instituto de Ciências Exatas da UCSal, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB. Esta pesquisa tem com objetivo identificar e analisar os aspectos que estão em mudança na identidade do professor de matemática, especialmente após a nova LDB. Pretende ainda compreender os traços de identidade de professores de Matemática envolvidos no ensino fundamental. Para investigar e identificar as mudanças que estão ocorrendo na identidade desse professor está sendo adotado como caminho metodológico o estudo de caso. Para operacionalizar a pesquisa, foram escolhidos professores que estão exercendo sua docência no ensino fundamental em escolas da rede pública. Usando a abordagem qualitativa, os dados estão sendo coletados através de aplicação de questionários, como também, a entrevista semiestruturada. Devido à implementação da proposta de um novo projeto pedagógico, no que diz respeito às novas concepções teórico-metodológicas sobre o ensino da matemática provocado pela consolidação das políticas públicas para educação fundamental, o professor que lidava com situações tidas como as mais indicadas voltadas para a transmissão do ensino vê-se desafiado a ampliar sua concepção de ensino e aprendizagem, repensar o seu papel e a sua ação em sala de aula, preocupando-se também com outras dimensões do trabalho docente, relativas à formação do aluno e ao universo escolar. São estas mudanças que estão exigindo uma reflexão e análise de como esses professores constróem suas identidades face aos desafios impostos por essas novas exigências legais e que impactos essas mudanças vêm provocando em sua prática pedagógica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | IX | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A construção da identidade do professor de matemática frente aos desafios da nova LDB.PDF | 463.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.