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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSarno, Silvana Maria Grisi-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-19T14:15:10Z-
dc.date.available2021-02-19-
dc.date.available2021-02-19T14:15:10Z-
dc.date.issued2006-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3587-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- A violência do desencantamentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA violência do desencantamentopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoUma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem, sobre as nuances subjetivas da relação entre o professor e seu aluno: esta é a proposta deste artigo, que busca compreender a ausência de curiosidade sobre o saber que a escola oferece que impede o desenrolar de um processo de construção de um saber significado. Este recorte se detém nos personagens fundamentais do processo, muito embora a dinâmica do aprender envolva tantos outros – família, equipe da escola, etc. Como apoio teórico, conceitos da Escola Construtivista, que considera que ensinar é mais além do que uma transmissão de informações – é uma construção parceira de um saber –, sendo a intervenção do educador fundamental para a qualidade do processo ensino-aprendizagem; e da Psicanálise, pelo enriquecimento interpretativo que traz com a desconstrução de significados e a inclusão da interpretação do sentido a partir da história do sujeito. A Pedagogia vem estabelecendo relações significativas com outras ciências. Dentre elas, a Psicologia e a Psicanálise que não só reconhecem a realidade mental, classificando e estabelecendo critérios didáticos a partir dela, como possibilitam a realização de práticas pedagógicas, realmente, voltadas para o aluno, que não comparece somente no comportamento manifesto mas, principalmente, naquilo que é preciso escutar para além do enunciado. O caminho da Educação que leva à Ciência passa pelo professor – não existe educação neutra, e nem é o ensino livre de intenções; o professor não passa despercebido; nem suas falas e ações são inócuas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueIXpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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