Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Simone Alves-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-19T17:45:27Z-
dc.date.available2021-02-19-
dc.date.available2021-02-19T17:45:27Z-
dc.date.issued2008-10-
dc.identifier.issn978-85-88480-26-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3594-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Agenda 21 Compromisso Com a Vidapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaquinariaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA maquinaria escolar e a criação do sujeito na modernidadept_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (11: 2008: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho é uma análise da Educação e seus dispositivos a partir da obra de Michel Foucault. Tentar demonstrar como o espaço escolar foi constituído como o espaço especializado em controlar, disciplinar e docilizar os corpos através do que se pode chamar de “maquinarias” e “dispositivos pedagógicos”. Para tanto, a reflexão terá como embasamento teórico o conceito de sujeito na modernidade, quando o ser humano começa a ser visto não como um ser social, mas, sobretudo, como assujeitado às condições sociais. Buscaremos elucidar o sentido de disciplina e da docilização dos corpos e sua utilidade no sentido de “progresso”. Além do pensamento do filósofo teremos como suporte teórico alguns comentadores, dos quais faremos uso dos seguintes conceitos: sujeito, controle, docilização, poder e maquinaria. A partir daí tentar-se-á demonstrar como os corpos, neste caso, dos alunos (sujeitos da educação), participam de uma “produção” da qual a sociedade e, porventura, a educação denominam de sujeitos modernos, preparados e eficazes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A maquinaria escolar e a criação do sujeito.pdf278.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.