Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/360
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Cristiane Alves da Silva-
dc.date.accessioned2017-07-28T16:12:46Z-
dc.date.available2017-07-28T16:12:46Z-
dc.date.issued2017-03-21-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/360-
dc.description.abstractSalvador city, like many other Brazilian metropolises, faces serious urban mobility issues. The expressive rise in the number of vehicles, the low investment in road infrastructure and alternative ways of mass transit have caused daily traffic jams, and serious urban mobility issues that affect all workers, especially the Traffic and Transportation Oversight Agents. Objectives: To know and analyze the conditions in which the work of these agents is done, the risks presented in it and the repercussion of those conditions on these professionals regarding their health and work satisfaction. Method: As to the objectives, it’s about an exploratory, and analytical and descriptive research, adopting the documentary research methodology and field study as procedure, with data collection of a selected population sample - 12 traffic and transportation oversight agents -, through the application of a semi-structured interview. Results: The agents have been experiencing a process of biopsychosocial impairment, due to the precarious work conditions and the deficit of human resources and instruments, factors that are the fallout of political shifts and governmental planning that make the proper development of their tasks unfeasible. The agents, due to performing their work on the streets, in open spaces and away from the institution, are exposed to the weather, to direct contact with the user or client, factors which have shown to be conductive to aggression and urban violence. Conclusion: Parallel to that, it’s been noted that there is a work environment that is favorable to the positive experiences between agents, since the interpersonal relationships are still preserved, manifesting as a facilitator in health development, strengthening of the professional category and as an important element of their work satisfaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho na ruapt_BR
dc.subjectStreet workpt_BR
dc.subjectAgente de fiscalização de trânsitopt_BR
dc.subjectTransporation oversight agentspt_BR
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.subjectWork conditionspt_BR
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.subjectPublic sectorpt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.titleO trabalho do agente de trânsito no contexto de crise da mobilidade urbana: o caso de Salvador, BApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994187290856964pt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Ângela Maria Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3901192008840816pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Inaiá Maria Moreira de-
dc.contributor.referee2Silva, Denise Vieira da-
dc.description.resumoA cidade de Salvador, assim como outras metrópoles brasileiras, enfrenta sérios problemas de mobilidade urbana. O aumento expressivo do número de veículos, o baixo investimento em infraestrutura viária e em meios alternativos de transporte coletivo levaram aos congestionamentos cotidianos e a graves problemas de mobilidade urbana que afetam todos os trabalhadores, em especial, os Agentes de Fiscalização de Trânsito e Transporte. Objetivos: Conhecer e analisar as condições em que se realiza o trabalho dos referidos Agentes, os riscos nele presentes e a repercussão dessas condições sobre esses profissionais quanto à saúde e à satisfação com o trabalho. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória e analítico-descritiva, adotando como procedimentos a pesquisa documental e o estudo de campo, com levantamento de dados de uma amostra da população selecionada – 12 agentes de fiscalização trânsito e transporte –, mediante a aplicação de entrevista semiestruturada. Resultados: Os agentes têm vivenciado processos de desgaste biopsíquico, devido às condições precárias de trabalho e ao deficit de recursos humanos e materiais, fatores estes resultantes das mudanças políticas e de planejamento governamental que inviabilizam o desenvolvimento adequado de suas tarefas. Os agentes, por executar seu trabalho na rua, em local aberto, distantes da instituição, estão expostos às intempéries climáticas, ao contato direto com o usuário ou cliente, fator que tem se revelado propício a agressões, além da violência urbana. Conclusão: Paralelamente, verificou-se que há um ambiente de trabalho favorável às vivências positivas entre os agentes, pois as relações interpessoais ainda estão preservadas, manifestando-se como facilitadoras do processo de saúde, fortalecimento da categoria profissional e como elemento importante de satisfação com o trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPolíticas Sociais e Cidadaniapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOCRISTIANEALVESDASILVA.pdf2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.