Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Fernanda Almeida-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-22T14:09:17Z-
dc.date.available2021-02-22-
dc.date.available2021-02-22T14:09:17Z-
dc.date.issued2008-10-
dc.identifier.issn978-85-88480-26-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3625-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Agenda 21 Compromisso Com a Vidapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEstresse ocupacionalpt_BR
dc.subjectResiliência e ludicidadept_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleLudicidade e resiliência: como professores da educação infantil lidam com as condições adversas no contexto escolarpt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (11: 2008: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEstudos sobre a saúde física e mental no Brasil revelam tanto o adoecimento dos professores no exercício da profissão, quanto as condições precárias de trabalho. A partir daí se origina a nossa preocupação em identificar caminhos que auxiliem o professor a lidar melhor com as condições adversas presentes no cotidiano escolar. Deste modo, este artigo pretende levantar a partir de uma revisão bibliográfica elementos que respondam à questão: A ludicidade pode se constituir em elemento restaurador da psique humana, no sentido de auxiliar a resiliência no professor, ajudando-o a lidar melhor com situações que envolvem condições adversas no ambiente de trabalho? Elegemos o método etnográfico a partir de uma perspectiva crítica como eixo norteador da pesquisa. A pesquisa se encontra em fase exploratória, de diagnóstico das situações de estresse e de angústia percebidas pelas professoras. Este artigo tem por objetivo apresentar os primeiros dados coletados através da revisão de bibliografia que integra o projeto de pesquisa em nível de mestrado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ludicidade e resiliência.pdf424.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.