Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/365
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Katharine Marques Muniz-
dc.date.accessioned2017-08-31T13:33:11Z-
dc.date.available2017-08-31-
dc.date.available2017-08-31T13:33:11Z-
dc.date.issued2017-03-29-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/365-
dc.description.abstractThere is a growing need to rediscuit and rethink increasingly extended understandings about intrafamily relationships and patterns of parent-child interaction as aspects that interfere with parenting and the constitution of autonomous and collaborative people in their various contexts. In this bias, the family context and the educational practices adopted by fathers and mothers are central aspects for the development of the autonomy of their children. In view of the above, the present study has the objective of research the participation of parents and adolescents through their dynamics of interactions experienced in their educational practices performed in the exercise of parenting. We have as a research problem: How do the educational practices of urban middle-class parents contribute to the process of developing their children's autonomy? In order to answer this question, we have as a general objective: (i) to analyze the parents' understanding of their educational practices related to the development of the autonomy of their adolescent child (ren) and how specific: (ii) Conceptions of autonomy for fathers and mothers of adolescent children; Iii) understand the educational practices of parents related to the development of the autonomy of their adolescent children; And iv) to discuss the parental role in the development of the autonomy of adolescent children in contemporary times. The methodology used was qualitative (MINAYO, 2010) and exploratory (YIN, 2010), being a multiple case study. Open interviews were conducted with three parents and three mothers, married to each other, of the nuclear family model. We applied a triggering question to allow respondents to respond freely. To obtain additional data an identification roadmap was used with data related to each participant. Subsequently, the interviews were analyzed based on the construction of categories of content analysis (MINAYO, 2010). It was made use of systemic theoretical contributions (BOWEN, 1991; MINUCHIN, 1982, 2003, 2008; BRONFENBRENNER, 1996, 2011), in order to base the analysis and understanding of the data. We obtained as a relevant result that the development of adolescents' autonomy is a continuous process, complex and relational and happens in the relationship of the individual with the family and the wider society. We observed that each of the families studied presents specifics regarding their beliefs and values that mediate the process of raising their children as a unique experience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas educativas parentaispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da autonomiapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectParental educational practicespt_BR
dc.subjectAutonomy developmentpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleO desenvolvimento da autonomia na educação de filhos adolescentes: um estudo em famílias de camada média urbanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3758839032124399pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Lívia Alessandra Fialho da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0710584663045726pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt-
dc.contributor.referee2Franco, Anamélia Lins e Silva-
dc.description.resumoÉ crescente a necessidade de rediscutir e repensar compreensões cada vez mais ampliadas sobre as relações intrafamiliares e os padrões de interação entre pais e filhos, como aspectos que interferem na criação dos filhos e na constituição de pessoas autônomas e colaborativas em seus diversos contextos. Nesse viés, o contexto familiar e as práticas educativas adotadas por pais e mães são aspectos centrais para o desenvolvimento da autonomia de seus filhos. Diante do exposto, temos como objeto de pesquisa a participação de pais e mães de adolescentes por meio de suas dinâmicas de interações vivenciadas em suas práticas educativas desempenhadas no exercício da parentalidade. Temos como problema de pesquisa: Como as práticas educativas de pais e mães da camada média urbana de Salvador contribuem no processo de desenvolvimento da autonomia de seus filhos? Para respondê-la, levantamos como objetivo geral: i) analisar a compreensão de pais e mães acerca de suas práticas educativas relacionadas ao desenvolvimento da autonomia de seu(s) filho(s) adolescente(s) e como específicos: ii) investigar as concepções de autonomia para pais e mães de filhos adolescentes; iii) compreender as práticas educativas de pais e mães relacionadas ao desenvolvimento da autonomia dos seus filhos adolescentes; e iv) discutir o papel parental no desenvolvimento da autonomia de filhos adolescentes na contemporaneidade. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa (MINAYO, 2010) e exploratória (YIN, 2010), sendo um estudo de casos múltiplos. Foram realizadas entrevistas abertas com três pais e três mães, casados entre si, do modelo de família nuclear. Aplicamos uma questão disparadora para permitir que os entrevistados respondessem de forma livre. Para a obtenção de dados complementares foi utilizado um roteiro de identificação com dados relacionados a cada participante. Posteriormente, as entrevistas foram analisadas com base na construção de categorias de análise de conteúdo (MINAYO, 2010). Foi feito uso de aportes teóricos sistêmicos (BOWEN, 1991; MINUCHIN, 1982, 2003, 2008; BRONFENBRENNER, 1996, 2011), com o intuito de fundamentar a análise e compreensão dos dados. Obtivemos como resultado relevante que o desenvolvimento da autonomia dos adolescentes é um processo contínuo, complexo e relacional e acontece na relação do indivíduo com a família e a sociedade mais ampla. Observamos que cada uma das famílias em estudo apresenta especificidades em relação às suas crenças e valores que medeiam o processo de educação dos filhos, como uma experiência única.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programFamília na Sociedade Contemporâneapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOKATHARINEMARQUES.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.