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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ana Lise Costa de-
dc.creatorIriart, Mirela Figueredo Santos-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-23T12:14:51Z-
dc.date.available2021-02-23-
dc.date.available2021-02-23T12:14:51Z-
dc.date.issued2008-10-
dc.identifier.issn978-85-88480-26-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3661-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Agenda 21 Compromisso Com a Vidapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectValores humanospt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleEscola e juventude: um estudo sobre os valores humanos na escola pública de ensino fundamental em Riachão do Jacuípept_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (11: 2008: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA educação tem sido propulsora de uma nova era do conhecimento, exigindo uma sociedade aprendente. Nesse cenário, escola e família, agentes tradicionais de formação e socialização dos jovens, têm seus papéis ressignificados interferindo na relação que estas instituições estabelecem na constituição do ser jovem. A presente pesquisa com enfoque qualitativo - observação participante e grupo focal – vem sendo desenvolvida numa escola de ensino fundamental no município de Riachão do Jacuípe com jovens entre 14 e 17 anos. Ela suscita uma problemática que envolve a tríade escola-juventude-valores humanos. Assim, os seguintes questionamentos orientam essa investigação: Como a escola vem contribuindo para a formação de valores humanos nos jovens? De que maneira o jovem percebe e vivencia esses valores no cotidiano escolar? A pesquisa, portanto, visa analisar o papel da escola, como instância formadora de valores humanos da juventude. Referendados na premissa de que a educação contemporânea precisa resgatar a sua condição de produtora de sentido (RIGAL, 2002), surge a necessidade das escolas incorporarem no seu cotidiano um ethos subjetivo (SUBIRATS, 2002), reconhecendo-se como espaço sócio-cultural (DAYRELL, 1996), de vivência de valores humanos (MIGLIORI, 1998; MENIN,2000; PEDRO,2002) e também de construção da personalidade moral (PUIG, 1998), considerando a conquista da autonomia moral pelos jovens (PIAGET, 1994), somado a isso uma nova condição protagonista da juventude (ABRAMO, 2005; SPÓSITO,2005). Por fim, esperase, longe de pretender esgotar temática, que a escola ressignifique seu espaço formativo e fortaleça vínculos com a juventude, através da educação em valores humanos dialógica, para alem da doutrinação e relativismos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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