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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Maria Cristina Elyote Marques | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-23T16:37:52Z | - |
dc.date.available | 2021-02-23 | - |
dc.date.available | 2021-02-23T16:37:52Z | - |
dc.date.issued | 2008-10 | - |
dc.identifier.issn | 978-85-88480-26-1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3681 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Agenda 21 Compromisso Com a Vida | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Cotas | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | As cotas e outros mecanismos de inclusão no sistema de educação superior brasileiro: panorama, desafios e perspectivas | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (11: 2008: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo é fruto de estudos desenvolvidos para a dissertação de Mestrado em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia e tem como objetivo apresentar o panorama das cotas e outros mecanismos de inclusão no sistema de educação superior brasileiro nos últimos cinco anos, trazendo um quadro resumo dos programas com essa finalidade, para demonstrar a abrangência alcançada por essas ações. A temática dessas políticas afirmativas será abordada buscando apresentar um quadro síntese do processo de implantação dos programas, correspondente ao período 2003 a 2007, na tentativa de oferecer informações importantes organizadas por categorias de programas com seus respectivos critérios estabelecidos para o ingresso. São trazidas as idéias de alguns teóricos do assunto, destacando aspectos relevantes ao tema ora proposto. No desenrolar do texto, procura-se ressaltar, também, os desafios e as perspectivas vislumbradas para a temática abordada. Finaliza-se destacando, entre outras coisas, que é fundamental ponderar o papel das instituições de ensino superior, aqui entendidas como as universidades, faculdades, centros universitários e outras instituições credenciadas para tal nível da educação. Além disso, aponta-se que essas instituições têm o desafio de encontrar soluções que respondam não somente à questão das desigualdades raciais com relação ao acesso no sistema de educação superior, mas também à permanência devido ao alcance dessas ações no contexto nacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | XI | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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As cotas e outros mecanismos de inclusão no sistema de educação.pdf | 347.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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