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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria Cristina Elyote Marques-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-23T16:37:52Z-
dc.date.available2021-02-23-
dc.date.available2021-02-23T16:37:52Z-
dc.date.issued2008-10-
dc.identifier.issn978-85-88480-26-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3681-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Agenda 21 Compromisso Com a Vidapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectCotaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleAs cotas e outros mecanismos de inclusão no sistema de educação superior brasileiro: panorama, desafios e perspectivaspt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (11: 2008: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo é fruto de estudos desenvolvidos para a dissertação de Mestrado em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia e tem como objetivo apresentar o panorama das cotas e outros mecanismos de inclusão no sistema de educação superior brasileiro nos últimos cinco anos, trazendo um quadro resumo dos programas com essa finalidade, para demonstrar a abrangência alcançada por essas ações. A temática dessas políticas afirmativas será abordada buscando apresentar um quadro síntese do processo de implantação dos programas, correspondente ao período 2003 a 2007, na tentativa de oferecer informações importantes organizadas por categorias de programas com seus respectivos critérios estabelecidos para o ingresso. São trazidas as idéias de alguns teóricos do assunto, destacando aspectos relevantes ao tema ora proposto. No desenrolar do texto, procura-se ressaltar, também, os desafios e as perspectivas vislumbradas para a temática abordada. Finaliza-se destacando, entre outras coisas, que é fundamental ponderar o papel das instituições de ensino superior, aqui entendidas como as universidades, faculdades, centros universitários e outras instituições credenciadas para tal nível da educação. Além disso, aponta-se que essas instituições têm o desafio de encontrar soluções que respondam não somente à questão das desigualdades raciais com relação ao acesso no sistema de educação superior, mas também à permanência devido ao alcance dessas ações no contexto nacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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