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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Mariluze de Carvalho-
dc.creatorRios, Ricardo Bahia-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-23T19:03:44Z-
dc.date.available2021-02-23-
dc.date.available2021-02-23T19:03:44Z-
dc.date.issued2008-10-
dc.identifier.issn978-85-88480-26-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3697-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Agenda 21 Compromisso Com a Vidapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA realidade dos professores de geografia da rede particular na cidade de Serrinha: uma análise no ensino da cartografiapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (11: 2008: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO ensino de Geografia vem sendo centro de muitos debates e críticas, já que ainda é verificado o predomínio da prática tradicional na maioria das instituições de ensino. No entanto é válido mencionar que tal problemática tem estimulado alguns profissionais da área a buscar novas metodologias para concretizar a importância dessa disciplina na formação do indivíduo, por meio de aulas que vão além de transmissão de informações, da descrição dos lugares, da memorização como exercício fundamental. Outra disciplina se torna, então, aliada nesse processo auxiliando a Geografia na representação e análise do espaço geográfico: a Cartografia. Porém, o que na maioria das vezes ocorre, é um negligenciamento do conhecimento cartográfico por parte dos professores que não se aproveitam dos benefícios que este conhecimento pode trazer tanto para si, para suas práticas, para os seus alunos e, ainda, para a sociedade. Nessa lógica, este artigo é resultado de uma pesquisa inicial que busca verificar se os professores de Geografia, especialmente do ensino fundamental e médio, das escolas particulares da cidade de Serrinha são realmente preparados para ensinar tal disciplina, constatando principalmente se em suas práticas docentes há uma inter-relação entre a Geografia e a Cartografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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