Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3697
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Campos, Mariluze de Carvalho | - |
dc.creator | Rios, Ricardo Bahia | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-23T19:03:44Z | - |
dc.date.available | 2021-02-23 | - |
dc.date.available | 2021-02-23T19:03:44Z | - |
dc.date.issued | 2008-10 | - |
dc.identifier.issn | 978-85-88480-26-1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3697 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Agenda 21 Compromisso Com a Vida | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | A realidade dos professores de geografia da rede particular na cidade de Serrinha: uma análise no ensino da cartografia | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (11: 2008: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de Geografia vem sendo centro de muitos debates e críticas, já que ainda é verificado o predomínio da prática tradicional na maioria das instituições de ensino. No entanto é válido mencionar que tal problemática tem estimulado alguns profissionais da área a buscar novas metodologias para concretizar a importância dessa disciplina na formação do indivíduo, por meio de aulas que vão além de transmissão de informações, da descrição dos lugares, da memorização como exercício fundamental. Outra disciplina se torna, então, aliada nesse processo auxiliando a Geografia na representação e análise do espaço geográfico: a Cartografia. Porém, o que na maioria das vezes ocorre, é um negligenciamento do conhecimento cartográfico por parte dos professores que não se aproveitam dos benefícios que este conhecimento pode trazer tanto para si, para suas práticas, para os seus alunos e, ainda, para a sociedade. Nessa lógica, este artigo é resultado de uma pesquisa inicial que busca verificar se os professores de Geografia, especialmente do ensino fundamental e médio, das escolas particulares da cidade de Serrinha são realmente preparados para ensinar tal disciplina, constatando principalmente se em suas práticas docentes há uma inter-relação entre a Geografia e a Cartografia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | XI | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A realidade dos professores de geografia.pdf | 631.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.