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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMascarenhas, Nildo Batista-
dc.creatorRosa, Darci de Oliveira Santa-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-25T11:46:52Z-
dc.date.available2021-02-25-
dc.date.available2021-02-25T11:46:52Z-
dc.date.issued2008-10-
dc.identifier.issn978-85-88480-26-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3764-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Agenda 21 Compromisso Com a Vidapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBibliografiapt_BR
dc.subjectBioéticapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleBioética e fontes bibliográficas em cursos superiores de enfermagem de Salvadorpt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (11: 2008: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA bioética foi oficialmente denominada em 1972 e vem passando por transformações conceituais para auxiliar a reflexão diante de dilemas éticos oriundo do rápido desenvolvimento da ciência e da tecnologia na saúde. O ensino da ética em enfermagem, baseado na visão deontológica, já não atende a demanda dos dilemas emergentes na formação profissional. Assim, torna-se necessário que os conteúdos de ética/bioética, sejam articulados com o cotidiano, para estimular os estudantes à reflexão crítica. Isso requer do docente a seleção criteriosa de autores e de abordagens, além de mudanças metodológicas no ensino desta disciplina. Este estudo objetiva identificar e descrever as principais fontes bibliográficas utilizadas pelos docentes de enfermagem no ensino da ética/bioética em enfermagem nas escolas superiores de Salvador-BA: Trata-se de um estudo exploratório, qualitativo, cujas fontes de informações são programas da disciplina Ética/Bioética. A análise foi desenvolvida considerando as freqüências de autores, editoras, e período de publicação. Os resultados mostraram que os docentes adotam obras que contemplam aspectos relacionados aos fundamentos da bioética e da ética, da deontologia e do exercício da enfermagem. Conclui-se então que os docentes buscam obras para o ensino da bioética produzidas por filósofos, enfermeiros e teólogos e que o ensino da ética nos cursos de graduação em enfermagem de Salvador, não se restringe a uma abordagem deontológica e normativa e, além disso, fornece os subsídios básicos, como fontes bibliográficas pertinentes e atualizadas, para a reflexão crítica e moral dos futuros profissionais de enfermagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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