Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3783
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVale, Roberta Cristina Alves Teixeira do-
dc.creatorRosa, Darci de Oliveira Santa-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-25T17:07:49Z-
dc.date.available2021-02-25-
dc.date.available2021-02-25T17:07:49Z-
dc.date.issued2006-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3783-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- Formação ética de enfermeiros na região nordeste do Brasilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermeirospt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleFormação ética de enfermeiros na região nordeste do Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEstudo exploratório, descritivo com abordagem quanti-qualitativa, cujo objeto foram “abordagens metodológicas utilizadas pelos docentes no ensino da ética nas Escolas Superiores de Enfermagem do Nordeste Brasileiro”. Objetivou identificar e listar as abordagens metodológicas, dos conteúdos de ética, descritas pelos docentes da Região Nordeste do Brasil, tendo como sujeitos docentes da disciplina Ética/Bioética, Deontologia, Exercício Profissional, e como instrumentos o questionário e o programa do curso da disciplina Ética/Bioética, Deontologia, Exercício Profissional. O locus do estudo compreendeu as escolas superiores de Enfermagem da Região Nordeste do Brasil que estão cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP. A análise dos dados obtidos nos questionários foi quantitativa nos itens numéricos, seguiu os passos da Configuração Tríadica Humanista-Existencial-Personalista das informações, chegando-se ao sentido global, com posterior levantamento das unidades de significado, agrupadas e organizadas em quadros e interpretadas na linguagem da pesquisadora. Com o estudo foi possível descrever e delimitar o perfil das Escolas/Cursos Superiores de Enfermagem da Região Nordeste do Brasil e dos docentes do componente curricular ética, compreender como se dá a utilização de abordagens metodológicas e técnicas de ensino, pelos docentes. Espera-se que este estudo ajude na ampliação das discussões sobre o ensino da ética no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueIXpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação ética de enfermeiros na região nordeste do Brasil.PDF706.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.