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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Davi Kiermes-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-25T18:01:59Z-
dc.date.available2021-02-25-
dc.date.available2021-02-25T18:01:59Z-
dc.date.issued2008-10-
dc.identifier.issn978-85-88480-26-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3792-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Agenda 21 Compromisso Com a Vidapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA representação social como instrumento para a educação ambiental – uma experiência no litoral norte de Pernambucopt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (11: 2008: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho resulta de pesquisa que procurou identificar o significado da natureza para diferentes grupos sociais que atuam na praia de Maria Farinha, no litoral norte de Pernambuco, e verificar a possibilidade de utilização desses significados como instrumento para a Educação Ambiental. Como referência teórica se utilizou a abordagem das representações sociais de Moscovici, acrescida da abordagem estrutural de Abric e a perspectiva societal de Doise. Os dados obtidos e analisados revelaram, por um lado, a existência de um campo comum das representações orientado pela idéia de natureza provedora, fonte de vida, frente à necessidade de preservação. Por outro, as diferenciações grupais revelaram uma natureza provedora das necessidades humanas tanto no sentido físico como no sentido espiritual. Os conhecimentos produzidos trazem implicações para duas dimensões de aplicação: sua viabilidade e sua utilização na ação educativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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