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Campo DCValorIdioma
dc.creatorChaves, Suellen da Silva-
dc.creatorUzêda, Leomárcia Caffé de Oliveira-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-02-26T11:34:16Z-
dc.date.available2021-02-26-
dc.date.available2021-02-26T11:34:16Z-
dc.date.issued2008-10-
dc.identifier.issn978-85-88480-26-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3811-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica dp Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Agenda 21 Compromisso Com a Vidapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleEstágio supervisionado em educação infantil: um espaço de mediação entre a escola básica e formação docentept_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (11: 2008: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA exigência de formação para o magistério é algo recente na história da educação infantil brasileira. A Constituição de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Orgânica da Assistência Social e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 podem ser considerados marcos nesse processo, visto que estes dispositivos vieram a trazer um novo status para a criança, agora vista como cidadã e sujeito de direitos. Essa concepção de infância inspira a construção de práticas pedagógicas que compreendam as crianças em uma dimensão contextualizada, espaços diferenciados e planejados e a atuação de profissionais qualificados. O curso de Pedagogia, mediante uma proposta de articulação entre os saberes teóricos e o fazer educativo, busca mediar uma leitura reflexiva do cotidiano da escola básica e estimular ações em sala de aula comprometidas com um referencial pedagógico. Nessa perspectiva dialética, o estágio supervisionado possibilita que sejam ampliadas a autonomia, reflexão, iniciativa e criatividade do estudante no processo de profissionalização docente. Tomando como referência esse conjunto de questões, este trabalho tem a intenção de expressar vivências e reflexões realizadas no contexto de formação profissional, mais especificamente ao cursar a disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil, do curso de Licenciatura em Pedagogia. No tocante à relevância da investigação, pode-se dizer que esta se afirmou como um elo entre as várias vozes – universidade e escola – que buscam lutar contra a precariedade da educação infantil, tendo em vista o acesso das crianças a uma educação de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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