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dc.creatorGuerra, Fernando Trioschi Fernandes-
dc.date.accessioned2021-03-18T12:34:21Z-
dc.date.available2021-03-18-
dc.date.available2021-03-18T12:34:21Z-
dc.date.issued2020-08-05-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3922-
dc.description.abstractUrban mobility is a fundamental theme for the development process of Salvador, capital of Bahia, Brazil, a city with an estimated population of 2.9 million inhabitants, according to IBGE, 2019. The transport system in Salvador has as main vectors the road and the subway, considered complementary means of mass transportation and with different functions. The subway operates the structuring routes of Line 1 (which connects Lapa Station to Pirajá Station) and Line 2 (which connects Access North Station to Airport Station). The road system serves the loading and emptying process of the main structuring routes (urban transit routes). This dissertation aims to demonstrate the imbalance in the integration of these two modes of public transportation, focusing on the system on Line 2 of the Metro, in five of the twelve stations existing on this line from the relation travel time from origin to destination, number of departures on the route and expenses with tickets in the use of the modes of transport offered. As a methodology, a review of the concepts found in the literature and publications related to the theme of mobility and urban development was carried out, a survey by Organs regulatory bodies of the mass transportation of Salvador and a field survey with users of the Metro. As main results, we have the level of integration between the modes of transport studied, in addition to the degree of user satisfaction, saturation and idleness of transshipment stations, identification of a standard user of the metro Line 2.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento urbanopt_BR
dc.subjectIntegração modalpt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectUrban developmentpt_BR
dc.subjectModal integrationpt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectTransportpt_BR
dc.titleMobilidade urbana em Salvador: integração intermodal e avaliação do serviço na linha 2 do metrôpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Silvana Sá de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maina Pirajá-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Delgado, Juan Pedro Moreno-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.description.resumoA mobilidade urbana é um tema fundamental para o processo de desenvolvimento de Salvador, capital da Bahia, Brasil, cidade com população estimada em 2,9 milhões de habitantes, segundo o IBGE, 2019. O sistema de transporte em Salvador tem como principais vetores o rodoviário e o metroviário, considerados meios complementares de transporte de massa e com diferentes funções. O metrô opera as rotas estruturantes da Linha 1 (que liga a Estação Lapa à Estação de Pirajá) e a Linha 2 (que liga a Estação Acesso Norte à Estação do Aeroporto). O sistema rodoviário serve ao processo de carregamento e escoamento das principais rotas estruturantes (rotas de trânsito urbano). Esta dissertação tem como objetivo demonstrar o desequilíbrio na integração desses dois modos de transporte coletivo, com foco no sistema na Linha 2 do Metrô, em cinco das doze estações existentes nesta linha a partir da relação tempo de viagem da origem ao destino, quantidade de embarques realizados no percurso e despesas com passagens na utilização dos modos de transporte ofertados. Como metodologia foi realizada a revisão dos conceitos encontrados na literatura e publicações referentes ao tema mobilidade e desenvolvimento urbano, uma pesquisa pelos órgãos reguladores do transporte de massa de Salvador e uma pesquisa de campo com usuários do Metrô. Como principais resultados, temos o nível de integração entre os modos de transporte estudados, além do grau de satisfação dos usuários, saturação e ociosidade de estações de transbordo, identificação de um usuário padrão do metro Linha 2.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPlanejamento Territorial e Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regional/Demografiapt_BR
dc.subject.cnpqTerritorialização e Desenvolvimento Socialpt_BR
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