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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Mariana Ramos-
dc.creatorSouza, Mirabeau Levi Alves de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-03-19T16:46:17Z-
dc.date.available2021-03-19-
dc.date.available2021-03-19T16:46:17Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3931-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- Programa de gerenciamento de resíduos para laboratório acadêmicopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResíduospt_BR
dc.subjectUCSAL-Universidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.titlePrograma de gerenciamento de resíduos para laboratório acadêmicopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é o conjunto de procedimentos de gestão com o objetivo de minimizar a produção e proporcionar um descarte seguro e eficiente dos resíduos. Tal programa é destinado a todos os estabelecimentos geradores de resíduos de serviços de saúde, incluindo instituições de ensino e pesquisa na área da saúde O objetivo deste trabalho é a descrição das etapas para elaboração do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS para o Laboratório de práticas Biomédicas e Tecnológicas de uma Instituição de Ensino Superior. Para desenvolvimento deste trabalho foi realizado um levantamento das legislações vigentes, com foco principalmente, na RDC/ANVISA nº 306/2004 e na Resolução CONAMA nº 358/2005 e um diagnóstico prévio dos resíduos gerados e seus respectivos locais de geração. Os resíduos gerados nos laboratórios da Universidade X são de pouco volume. Observa-se a geração de resíduos de Classe B, Classe D, Classe E, e eventualmente resíduos de Classe A. Os laboratórios acadêmicos possuem grande variação quanto à quantidade de resíduo gerado devido às alterações periódicas no uso dos laboratórios e dos projetos ali executados. Desta forma, podemos considerar o PGRSS como uma ferramenta mutável, ou seja, seus resultados devem ser revisados e alterados sempre que se fizer necessário. De acordo com o papel das universidades a implantação do PGRSS é apenas um ponto de partida para excitar a reflexão sobre a consciência socioambiental como cidadão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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