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Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Larissa Cristiane Vivas da-
dc.date.accessioned2018-04-25T13:50:54Z-
dc.date.available2018-04-18-
dc.date.available2018-04-25T13:50:54Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/393-
dc.description.abstractFamily support in the schooling process can affect quality of life and school performance, especially for students with hearing impairment. However, a lack of studies has been identified that have evaluated the impact of this support on students with disabilities who attend public schools. This study aims to analyze the quality of life and school performance of students with hearing impairment, taking into account the degree of disability impairment and the presence or absence of family support in the schooling process. It is an exploratory, quantitative and sectional research that had the audience of students with hearing impairment who attend the second segment of elementary school or high school in two public schools of regular education in the municipality of Lauro de Freitas. Students receiving family support in the school trajectory were compared with those who did not. Sociodemographic data, school series, etiology and degree of impairment of hearing loss, reported by the school unit, were analyzed descriptively according to the medical report. A questionnaire designed to collect data on family support for school activities was also applied. To evaluate the quality of life, the abbreviated version of the World Health Organization of Quality of Life Questionnaire (WHOQoL Bref) was used and to evaluate the performance data were obtained from the records of each student, provided by the secretariat of the school units. Quality of life and school performance scores were compared between students with a greater or lesser degree of impairment, as well as with or without family support, using Fisher's Exact, Student's T, Mann-Whitney and ANOVA tests Oneway with Bonferroni correction. We adopted 5% alpha and 80% power. The presence of family support is related to the degree of impairment, it is usually offered by the older sibling or the mother, and impacts the school performance and quality of life of students with hearing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectProcesso de escolarizaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subjectSuporte familiarpt_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.subjectSchooling processpt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.subjectHearing deficiencypt_BR
dc.subjectFamily supportpt_BR
dc.titleQualidade de vida e desempenho escolar de estudantes com deficiência auditiva e suporte familiar no processo de escolarizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6180097942617912pt_BR
dc.contributor.advisor1Sá, Kátia Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4313045041004715pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, José Eduardo Ferreira-
dc.contributor.referee2Costa, Lívia Alessandra Fialho da-
dc.contributor.referee3Pereira, Marlene Brito de Jesus-
dc.description.resumoO suporte familiar no processo de escolarização pode afetar a qualidade de vida e o desempenho escolar, especialmente de estudantes com deficiência auditiva. Porém, foi identificada uma carência de estudos que tenham avaliado o impacto deste suporte em estudantes com deficiência que frequentam escolas públicas. Este estudo tem como objetivo geral analisar a qualidade de vida e o desempenho escolar de estudantes com deficiência auditiva, levando-se em consideração o grau de comprometimento da deficiência e a presença ou não de suporte familiar no processo de escolarização. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, quantitativa e seccional, que teve como público-alvo alunos com deficiência auditiva que cursam o segundo segmento do ensino fundamental ou o ensino médio, em duas escolas públicas de ensino regular, no município de Lauro de Freitas. Estudantes que recebem apoio familiar na trajetória escolar foram comparados com os que não recebem. Foram analisados descritivamente dados sociodemográficos, série escolar, etiologia e grau de comprometimento da deficiência auditiva, informado pela unidade escolar, em consonância com o relatório médico. Um questionário elaborado para o levantamento de dados referentes ao suporte da família para a realização das atividades escolares foi também aplicado. Para avaliar a qualidade de vida foi utilizada a versão abreviada do World Health Organization of Quality of Life Questionnaire (WHOQoL Bref) e para avaliar o desempenho foram obtidos dados do histórico escolar de cada discente, fornecidos pela secretaria das unidades escolares. Os escores da qualidade de vida e do desempenho escolar foram comparados entre estudantes com maior ou menor grau de comprometimento, assim como com presença ou não de suporte familiar, por meio dos testes Exato de Fisher, teste T de Student, Mann-Whitney e ANOVA Oneway com correção de Bonferroni. Foram adotados alfa de 5% e poder de 80%. A presença do suporte familiar está relacionada ao grau de comprometimento, é geralmente oferecido por irmão ou irmã mais velho ou pela mãe e impacta no desempenho escolar e na qualidade de vida dos estudantes com deficiência auditiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programFamília na Sociedade Contemporâneapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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