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dc.creatorRamos, Antonio Carlos Souza-
dc.date.accessioned2021-03-22T11:56:43Z-
dc.date.available2021-03-22-
dc.date.available2021-03-22T11:56:43Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3942-
dc.description.abstractThe risks of dangerous products raise the prospect of an increased accident in transport through the pipeline, implanted in the urban environment of the municipality in order to affect, through fatality, the group of people living in and around the city. As a result, vulnerable areas were defined in order to determine the number of people affected by the damaging effects of thermal load and overpressure resulting from an accident on the pipeline. Due to the proximity between the pipeline and urban structures, it was necessary to assess the number of people exposed to the harmful effects of an extended accident. The evaluation was carried out through the standards of tolerability of individual risk and social risk which were determined from the iso-risk contour curves and the F-N curves, respectively. Through the risk analysis, it was possible to evaluate the degree of reliability of the pipeline facilities, thus seeking to establish the parameters to reduce and maintain the risk levels to acceptable standards. The determination of vulnerable areas was indicated through 3 reference levels 1%, 50% and 99%, percentages that correspond to the coverage curves of the vulnerable areas, which were represented graphically on the thematic maps for better spatial visualization of the curves reach. The accidental scenarios were carried out from simulations, corresponding to the initiating events with the respective accidental scenarios. For the development of the simulations, several parameters were adopted as input data for the computer system. From the simulated events at the pipeline facilities, the tolerability of the individual risk profile indicated the need to implement measures to reduce the risk and for the social risk, the tracings of the F-N curves, indicated that measures must be applied to reduce the risks in the pipeline.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise de vulnerabilidadept_BR
dc.subjectRisco individualpt_BR
dc.subjectRisco socialpt_BR
dc.subjectRisco tecnológicopt_BR
dc.subjectMadre de Deus - Bahiapt_BR
dc.subjectDutoviapt_BR
dc.subjectSocial riskpt_BR
dc.subjecttechnological riskpt_BR
dc.subjectVulnerability analysispt_BR
dc.subjectIndividual riskpt_BR
dc.titleVulnerabilidade populacional ao risco tecnológico: a dutovia implantada no ambiente urbano da cidade de Madre de Deus/BApt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor1Baiardi, Amilcar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Junia Kacenelenbogen-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Maria Clotilde Meirelles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3Leão, Mirtânia Antunes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee4Gurgel, George de Oliveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.description.resumoOs riscos de produtos perigosos elevam a perspectiva de ocorrência de um acidente ampliado nos transportes através da dutovia, implantada no ambiente urbano do município de forma a afetar através de fatalidade o agrupamento de pessoas residentes no entorno e ao longo desta. Por conseguinte foram delimitadas as áreas vulneráveis, com o objetivo de determinar a quantidade de pessoas afetadas pelos efeitos danosos de carga térmica e de sobrepressão, decorrentes de acidente na dutovia. Devido às proximidades entre a dutovia e as estruturas urbanas, foi necessário avaliar a quantidade de pessoas expostas aos efeitos danosos de um acidente ampliado. A avaliação foi efetivada através dos padrões de tolerabilidade de risco individual e risco social as quais foram determinadas a partir das curvas de contorno de iso-risco e as curvas F-N, respectivamente. Através da análise de riscos, foi possível avaliar o grau de confiabilidade das instalações da dutovia buscando, dessa forma, estabelecer os parâmetros para reduzir e manter os níveis de riscos em padrões aceitáveis. A determinação das áreas vulneráveis foram indicadas através de 3 níveis de referência 1%, 50% e 99%, percentuais que correspondem às curvas de abrangência das áreas vulneráveis, as quais foram representadas graficamente sobre mapas temáticos para melhor visualização espacial de alcance das curvas. Os cenários acidentais foram efetivados a partir de simulações, correspondentes aos eventos iniciadores com os respectivos cenários acidentais. Para o desenvolvimento das simulações foram adotados diversos parâmetros como dados de entrada para o sistema computacional. A partir dos eventos simulados nas instalações da dutovia, a tolerabilidade do perfil de risco individual indicou a necessidade de implantação de medidas para reduzir os riscos e para o risco social os traçados das curvas F-N, indicaram que deve ser aplicadas medidas para redução dos riscos na dutovia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPlanejamento Territorial e Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regional/Demografiapt_BR
dc.subject.cnpqTerritorialização e Desenvolvimento Socialpt_BR
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