Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaciência, Renilson Miranda-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-03-22T14:00:34Z-
dc.date.available2021-02-22-
dc.date.available2021-03-22T14:00:34Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3955-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectTerreiropt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleNos rastros e no canto da conquém: tecendo os fios da pesquisapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste artigo constitui um fragmento do trabalho de conclusão de curso de graduação, intitulado “A Escola no Terreiro. O Terreiro na Escola: identidades, histórias e diálogos com a cultura afrobrasileira no Opô Afonjá”. Propõe uma reflexão acerca do Projeto Irê Ayó construído e vivido na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos – situada no número 557, da Rua Direta de São Gonçalo, no interior do Ilê Axé Opô Afonjá – segundo o propósito de ressignificar as relações entre a escola e o terreiro partindo do diálogo mútuo e mediado pela sabedoria dos mais velhos deste, tomando-lhes de empréstimo os mitos como subsídios desse processo de ressignificação, da intervenção no presente e do redimensionamento das práticas educativas e da vida das pessoas nela envolvidas. Amparando-se em autores que sugerem um método investigativo baseado nos dados marginais, nos rastros e nos passos (CERTEAU, 1994; BENJAMIN, 1995; GINZBURG, 1993), apela-se ao diálogo com o Mito da Transformação da Conquém como uma pista, um “fio condutor” (BLOCH, 1993) para articular as vozes e as interpretações (PORTELLI, 1996) por professores e estudantes entrevistados e compreender os modos de apropriação dos mitos (CHARTIER, 2001) e do Opô Afonjá por estes sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nos rastros e no canto da conquém.pdf809.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.