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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Lúcio Dias das-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-03-22T17:23:41Z-
dc.date.available2021-03-22-
dc.date.available2021-03-22T17:23:41Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3956-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRespeitopt_BR
dc.subjectInserção socialpt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleDa cultura africana à mãe Hilda Jitolu - o respeito do terreiro na formação sócio-educacional dos jovens do Curuzupt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste artigo baseia-se na monografia apresentada na conclusão de curso de especialização em Metodologia do Ensino, pesquisa e Extensão em Educação – UNEB, que tem como objetivo fazer o levantamento do ensino aplicado na Escola de Alfabetização Mãe Hilda na comunidade do Curuzu – Liberdade, onde a educação se baseia na Lei de Diretrizes e Bases do MEC, sendo complementada pelo respeito herdado dos ancestrais africanos pelo povo de santo da Senzala do Barro Preto como ferramenta para o ensino e inserção social dos jovens que freqüentam esse espaço sagrado. Esse artigo também ressalta o respeito cultuado pelo Povo de Santo dentro da sua hierarquia de valores para o bom convívio e a Cultura Africana como diferencial na formação social e familiar dos jovens através da música, dança, poesia, o respeito às crianças, os cumprimentos (a bênção), o respeito à natureza, ao seu semelhante, o respeito a toda e qualquer religião, pois, são práticas do dia a dia dentro da comunidade desse Terreiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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