Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Elisa Pacheco de Oliveira-
dc.creatorAlmeida, Risonete Lima de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-03-22T18:23:02Z-
dc.date.available2021-03-22-
dc.date.available2021-03-22T18:23:02Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3961-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectImplementaçãopt_BR
dc.subjectAcesso e permanênciapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleReflexões sobre acessibilidade e estruturação do ensino fundamental de nove anospt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA criação e a implantação do ensino fundamental de nove anos é o tema em discussão neste estudo, ponto motivador das reflexões sobre a ampliação da escolaridade obrigatória para crianças de seis a quatorze anos de idade. Aqui, priorizamos refletir sobre os aspectos inerentes ao acesso e permanência na educação básica, destacando o que há de mais relevante na política educacional da universalização e acessibilidade à escola fundamental. Documentos legais, pedagógicos e gestores, contextos histórico e evolutivo de ampliação deste nível de ensino, panorama da implementação do sistema em nível mundial e nacional, bem como fundamentos teóricos sobre o tema ampliam as idéias aqui projetadas. Nosso interesse de estudo valida a necessidade de trazer à luz considerações sobre os aspectos pedagógicos e administrativos que resistem na transição para o novo sistema de ensino. Especificamente, priorizamos questões referentes ao projeto político pedagógico com vista ao acolhimento e à adaptação necessários â criança de seis anos de idade, a saber: adequação de faixa etária de ingressantes, formação, saberes e prática do docente que assiste nas séries iniciais e aspectos de ordem estrutural – funcional da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões sobre acessibilidade e estruturação do ensino fundamental.pdf670.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.