Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ana Lise Costa de-
dc.creatorIriart, Mirela Figueredo Santos-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-03-22T18:35:05Z-
dc.date.available2021-03-22-
dc.date.available2021-03-22T18:35:05Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3962-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEducação em valorespt_BR
dc.subjectValores da juventudept_BR
dc.subjectValores de professorespt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleConsiderações acerca da educação em valores na escola públicapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca discutir as relações entre juventude, docência e escola pública, visando analisar o papel desta última, como instância formadora de valores humanos na juventude, bem como identificar as possíveis contribuições dos demais funcionários da escola, inclusive os professores. Resulta de uma pesquisa com enfoque qualitativo desenvolvida no biênio 2007/2008, tendo como principais instrumentos de coleta a observação participante e o grupo focal, numa escola de ensino fundamental no município de Riachão do Jacuípe/BA, com jovens entre 14 e 17 anos, professores e funcionários. Aborda a necessidade das escolas, reconhecerem-se como espaço sócio-cultural e de subjetividades, de vivência de valores humanos, considerando o jovem como sujeito de direitos e o docente como mediador ativo do conhecimento. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a escola não tem consolidada uma efetiva educação em valores humanos; na dinâmica educativa, sobretudo na prática dos docentes constitui-se ainda um vir a ser, um desafio a ser superado por toda a comunidade escolar. Portanto, espera-se que a escola ressignifique seu espaço formativo e fortaleça vínculos com a juventude, através da educação em valores dialógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Considerações acerca da educação.pdf608.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.