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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBazzo, Jilvania Lima dos Santos-
dc.creatorBazzo, Walter Antonio-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-03-23T12:36:02Z-
dc.date.available2021-03-23-
dc.date.available2021-03-23T12:36:02Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3973-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catôlica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstado da naturezapt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectAmor-de-sipt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleÉtica do cuidado para a promoção da pazpt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste ensaio pretende refletir sobre a ética do cuidado, visando à promoção da paz. Partindose das principais características do homem da natureza em contraposição com o homem civilizado, sob a ótica de Jean-Jacques Rousseau, compreende-se o amor-de-si como um sentimento natural que distingue um do outro. Como preservar os princípios e valores favoráveis à felicidade e ao desenvolvimento da formação humana, evitando a cultura da superficialidade, do consumo e do entretenimento exacerbados? Em que medida o amor-de-si pode contribuir para a sobrevivência do planeta, e das espécies em geral? A partir desses questionamentos, evidencia que um dos grandes desafios da educação será desenvolver atividades que sejam capazes de ativar o amor-de-si, que é inato e natural, cuidando para que ele não se transforme em amor-próprio, ou seja, amor egoísta, além de promover o fluir da vida-abundante. Finalmente, estabelece um nexo entre a filosofia educacional rousseauniana com a perspectiva da educação ambiental contemporânea, que concebe os seres humanos como o próprio planeta Terra, acentuando, no entanto, que se faz necessário investir em ações educativas que revigorem as práticas escolares atuais fortalecidas pela consciência de que o bem-estar não pode ser apenas na dimensão social, mas tem de ser também cósmica, devendo atender aos demais seres da natureza, como as águas, as plantas, os animais, os microorganismos, uma vez que juntos constituem a comunidade planetária, na qual todos se inserem, e sem os quais não haveria vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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