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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Élida Cristina Santos da-
dc.creatorLima, Jacilene Fiúza de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-03-23T16:27:16Z-
dc.date.available2021-03-23-
dc.date.available2021-03-23T16:27:16Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3984-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catôlica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA educação profissional de pessoas com deficiência: estudo de caso em seis instituições na cidade de Salvador-BApt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO artigo resulta de pesquisa que teve por objetivo estudar a educação profissional de pessoas com deficiência. Para tanto, buscou-se conhecer os cursos de qualificação profissional oferecidos às pessoas com deficiência na cidade de Salvador, bem como verificar o impacto da legislação em vigor, relativa à educação profissional, nos cursos oferecidos a essa clientela. Para dar subsídio teórico ao estudo, foram feitas leituras de vários autores, dentre eles, Batista (2003), Lancilloti (2003), Manfredi (2002), Miranda (2001; 2006) e Pastore (2000), bem como análise da legislação referente à educação profissional. Além das leituras, foram feitas entrevistas com os responsáveis de seis instituições que oferecem cursos de qualificação profissional para pessoas com deficiência no município de Salvador. Este estudo mostrou que apesar das conquistas legais adquiridas pelas pessoas com deficiência no campo social e da educação, e dos documentos legais estabelecerem exigências e critérios para o funcionamento desses cursos, priorizando a inclusão dessas pessoas em programas de qualificação profissional destinados a comunidade de uma maneira geral, a educação profissional para as pessoas com deficiência, na maioria das vezes, continua a ser oferecida de forma segregada e precária pelas instituições especializadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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