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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHora, Genigleide Santos da-
dc.creatorSantos, Joedson Brito dos-
dc.creatorSantos, Jaqueline Jesus-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-03-23T16:33:43Z-
dc.date.available2021-03-23-
dc.date.available2021-03-23T16:33:43Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3985-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectLei de Cotas (n.8.213/91)pt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA educação profissional de pessoas com deficiência: estudo de caso em seis instituições na cidade de Salvador-BApt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEsse artigo versa sobre a inclusão de pessoas com Necessidades Especiais no mercado de trabalho. Faz uma abordagem histórica da inclusão social com ênfase na inclusão escolar. Destaca as leis e diretrizes necessárias para a inclusão de pessoas com deficiências tendo como referencial teórico Celedón (2008); Khater (2008); Mantoan (1997); Noronha (2002); Sassaki (1997); Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948); Constituição Federal da República Brasileira(1988); LDB(1991); Lei de Cotas(n0. 8.213/91); Convenção da Organização Internacional do Trabalho(n0. 159/83), Convenção de Guatemala(1999) dentre outros. A metodologia é de cunho descritivo, cujo estudo de caso, analisa as variáveis que permeiam as práticas empresariais quanto às ações, ou melhor, as mudanças nas ações gestora no mundo do trabalho no ato de incluir as diferenças. A idéia de inclusão escolar e profissional desloca a centralidade do processo de apenas o sujeito, que deve se adequar à escola ou aos padrões do mercado, para o direito incondicional de todos à escolarização ao mercado de trabalho, no mesmo espaço educativo e profissional, e demais. E por fim faz uma análise das respostas encontradas a partir do questionário aplicado, os quais evidenciaram que a pior forma de segregação é aquela que marginaliza a pessoa em qualquer ambiente, principalmente no educacional e profissional, os quais dificultam a aproximação e o contato natural com a interação social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica



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