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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Eliane de Sousa-
dc.creatorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-03-23T18:01:53Z-
dc.date.available2021-03-23-
dc.date.available2021-03-23T18:01:53Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3986-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catôlica de Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleAs políticas públicas e os desafios para a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalhopt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta algumas reflexões sobre as políticas e os desafios para a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Apesar do otimismo em relação ao acesso da pessoa com deficiência no trabalho formal, as características que essas questões assumem precisam ser desveladas e analisadas. Nessa perspectiva o presente estudo procura analisar os pressupostos legais de acesso ao trabalho das pessoas com deficiência, e os desafios enfrentados por essa população para a inserção no mercado de trabalho. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, do tipo descritivo, realizada através de análise das políticas públicas e de pesquisa bibliográfica. Constatou-se que a atual política pública de atenção à profissionalização da pessoa com deficiência e favorece a inserção no trabalho formal, mas na prática, isso não vem ocorrendo de forma satisfatória, pois de acordo com os autores consultados há uma baixa escolaridade das pessoas com deficiência, o que limita o acesso a cursos profissionalizantes que requerem um maior nível acadêmico, também os cursos existentes não têm as devidas adaptações. Em conseqüência, o encaminhamento para o mercado de trabalho fica limitado às atividades mais simples, e não são preenchidas as demandas das empresas para o cumprimento das cotas legais de empregados com deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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