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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Élida Cristina Santos da-
dc.creatorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-03-23T18:14:13Z-
dc.date.available2021-03-23-
dc.date.available2021-03-23T18:14:13Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/3987-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catôlica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInterações Sociaispt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA inclusão educacional de alunos com autismo: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa refletir sobre as possibilidades e os desafios encontrados na inclusão educacional de alunos com autismo, bem como analisar as relações estabelecidas entre o professor, o aluno com autismo e os colegas no cotidiano escolar e o impacto dessas interações no processo de inclusão. Para tanto, foram realizadas observações em uma sala de aula onde estava incluído um aluno com autismo. A opção metodológica adotada foi o estudo de caso, que é um enfoque qualitativo de pesquisa. Os resultados evidenciaram que apesar das dificuldades encontradas no processo de inclusão educacional de alunos com autismo é possível a inclusão educacional, desde que sejam garantidas as condições básicas para o atendimento das necessidades educacionais especiais desses alunos. Constatou-se ainda que apesar das pesquisas, apontarem que a pessoa com autismo apresenta dificuldade em relação às interações sociais e do aluno observado apresentar tais dificuldades, ocorreram interações sociais entre o aluno, professora e os colegas de classe. Essas interações foram benéficas para o aluno, pois, facilitavam o processo de inclusão e através delas o aluno era estimulado a abandonar comportamentos agressivos, estereotipias e apresentar condutas mais aceitáveis socialmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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