Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, João Frederico Vieira de-
dc.date.accessioned2018-05-02T19:30:11Z-
dc.date.available2018-05-02-
dc.date.available2018-05-02T19:30:11Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/401-
dc.description.abstractWhat makes a life worth mourning? As we cross, along with Syrian refugees, from inhospitable lands to safer regions, trajectories registered and narrated through photographs, fundamental questions about a historical period marked by a myriad of exceptions and violations arise: how can these images be read? Are we too close, historically speaking, to those events so that the risk of thinking about them is unsurmountable? What constitutes a family in such circumstances? Using methods derived from Semiology, Semiotics, Philosophy, and Sociology, this research aims at an interdisciplinary approach in order to elaborate on how, by means of aesthetic experiences, ethical consequences and reflections can be attained. From an essayistic style, a literature review was conducted, followed by the analysis of ten photographs, all of them public and available in mainstream international news agencies. The analysis was made using a varied range of tools, such as: componential analysis, application of the barthian studium and punctum model, application of the lacanian metaphor and metonymy model, and the zizekian approach to cultural criticism. Each series of photographs had, also, a particular theme of analysis, such as: color, movement, and composition. From a technical-analytical stance, the methods used were assessed both with respect to their fitness regarding the chosen photographs and with respect to how prone they were to establish fruitful interdisciplinary dialogues. From a critical-synthetic stance, proper articulation between theory and praxis was assessed, as well as how efficiently these tools were able to raise new questions, such as the definition of family itself, and the effects of an Ethics founded on alterity over the interpretation of images. This text’s common thread was to explore interpretative tools capable of achieving, through an aesthetic object, ethical consequences in exceptional familial and social contexts. In the dark room, the quilting points of this crossing are revealed, from photograph to representation, from annotation to meditation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectRefugiadospt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectLutopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectRefugeespt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectGriefpt_BR
dc.subjectEthics.pt_BR
dc.titleDe óbolos e travessias: luto e ética em representações imagéticas nos contextos migratórios contemporâneospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0955696276138403pt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Vanessa Ribeiro Simon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6538283866214716pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt-
dc.contributor.referee2Sá, Alzira Queiroz Gondim Tude de-
dc.description.resumoO que torna uma vida digna de ser chorada? Ao cruzarmos, junto aos refugiados sírios, de terras inóspitas para regiões mais seguras, trajetórias registradas e narradas através de fotografias, surgem perguntas fundamentais sobre um período histórico marcado por inúmeras exceções e violações: como estas imagens podem ser lidas? Estamos próximos demais, historicamente, desses eventos de modo que o risco de pensarmos sobre eles é insuperável? O que constitui uma família em tais circunstâncias? Utilizando métodos da Semiologia, Semiótica, Filosofia e Sociologia, foi visada uma aproximação interdisciplinar capaz de formular algo sobre como, através de experiências estéticas, consequências e reflexões éticas podem ser atingidas. Partindo da forma ensaística, uma revisão bibliográfica foi feita, seguida pela análise de dez fotografias, públicas e disponíveis nos principais veículos de comunicação internacionais. A análise foi realizada por ferramentas diversas, tais como: análise componencial, aplicação do modelo barthiano de studium e punctum, aplicação do modelo lacaniano de processo metafórico e processo metonímico e a aproximação zizekiana da crítica à cultura. Cada série de fotografias teve, ainda, um tema particular de análise, como: cor, movimento e composição. Do ponto de vista técnico-analítico, foi avaliada a adequação dos diversos métodos às fotografias, bem como quão propícios eles foram ao estabelecimento de diálogos interdisciplinares frutíferos. Do ponto de vista crítico-sintético, foram avaliadas a articulação entre teoria e práxis e a capacidade das ferramentas utilizadas de levantarem novas questões, tais como a definição de família e o efeito de uma ética fundada na alteridade sobre a leitura de imagens. Explorar um ferramental interpretativo capaz de gerar, pelo objeto estético, fotográfico, consequências éticas em contextos sociais e familiares excepcionais, portanto, foi o fio condutor desta escrita. Na sala escura, revelam-se os pontos de estofo desta travessia da fotografia à representação, da anotação à meditação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programFamília na Sociedade Contemporâneapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOJOAOOLIVEIRA.pdf6.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.