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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaribé, Júlia de Barros-
dc.creatorLima, Isabel Maria Sampaio Oliveira-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-03-24T19:46:14Z-
dc.date.available2021-03-24-
dc.date.available2021-03-24T19:46:14Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4025-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- Ensino jurídico e direitos humanos: formação para um cenário complexopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino jurídicopt_BR
dc.subjectUCSAL-Universidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.titleEnsino jurídico e direitos humanos: formação para um cenário complexopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA educação, enquanto dinâmica e experiência de formação humana, não pode ser neutra. Está continuamente dialogando com a realidade, seus valores, seus conflitos e suas contradições. Está filosoficamente conectada com um conceito de homem e de mundo para alcançar sua contínua missão formativa. O Direito que se ensina, portanto, não tem um status superior aos demais ramos do saber e da prática, nem tampouco pode se projetar como único conhecimento válido na formação de um profissional comprometido com a transformação social, promoção e garantia dos Direitos Humanos. A interdisciplinaridade importa na medida em que constitui, de per si, forma de apreensão da realidade. Necessária esta dimensão interdisciplinar de apreender os fenômenos para ampliar a formação do futuro profissional do Direito, cujo enfoque ainda se encontra muito voltado a uma perspectiva dogmática. O objetivo do presente artigo é discutir o ensino jurídico brasileiro na perspectiva interdisciplinar da garantia dos direitos humanos. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa e inclui os procedimentos de revisão de literatura e levantamento da produção acadêmica nacional stricto sensu no banco de teses da CAPES. Os resultados mostram que o ensino jurídico no Brasil constitui um assunto que merece a preocupação com que vem sendo tratado. É expressiva a produção acadêmica e literária sobre o tema, especialmente no que toca à necessária mudança de paradigma quanto à forma como o Direito é ensinado nas instituições de ensino superior. Busca-se uma formação jurídica voltada para a promoção dos Direitos Humanos, articulada e transcendente à dogmática, em que a interdisciplinaridade direcione os futuros profissionais a uma posição mais dinâmica, plural e comprometida com a sociedade real na qual vive e atuará.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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